- Notícias
- >
- ‘O Ritual’ é inspirado em uma história real? Saiba tudo sobre o novo filme
‘O Ritual’ é inspirado em uma história real? Saiba tudo sobre o novo filme
Estrelado por Al Pacino, terror estreia nesta quinta-feira nos cinemas

Nesta quinta-feira (31), os cinemas brasileiros recebem a aguardada estreia de “O Ritual”, terror sobrenatural estrelado por Al Pacino, ator consagrado por suas performances como Tony Montana em “Scarface” (1983) e Michael Corleone na franquia “O Poderoso Chefão”.
O longa acompanha a assustadora jornada de dois padres – um em crise com sua fé e outro dono de um passado turbulento –, que precisam superar suas diferenças para salvar uma jovem em um ritual arriscado.
A TRAMA DE “O RITUAL” É BASEADA EM UMA HISTÓRIA REAL?
Sim, o enredo de “O Ritual” é inspirado em fatos, mais precisamente no exorcismo de Emma Schmidt, realizado pelo padre Theophilus Riesinger. Considerado o mais bem documentado de todos os tempos, o caso ganhou amplo reconhecimento após a publicação do livro “Begone Satan!” em 1935, que detalhou o processo em relatos chocantes e serviu de base para o novo filme.
Segundo o material, Schmidt – também conhecida pelo pseudônimo Anna Ecklund –, começou a manifestar sinais de possessão na adolescência: ouvia vozes, sentia-se impedida por forças invisíveis de participar dos sacramentos e chegou a ter impulsos violentos contra um conselheiro espiritual. Sem um diagnóstico médico conclusivo, ela foi submetida a um primeiro exorcismo com Riesinger 1912, mas os sintomas persistiram até a vida adulta.
Em 1928, ela foi levada sigilosamente para um convento em Earling, no interior do Iwoa, onde passou por um novo ritual conduzido pelo padre. O processo começou em 18 de agosto e se estendeu por quatro meses, dividido em três fases que totalizaram 23 dias de sessões intensas, com Schmidt chorando de alegria ao final.
Conforme apontam os relatos, ela levitava, vomitava repetidamente, produzia sons animalescos e contorcia o corpo de formas sobre-humanas durante o exorcismo, mesmo amarrada a uma cama de ferro. Diante da agressividade dos episódios, Riesinger concluiu que a mulher estaria possuída por quatro entidades: Belzebu, Judas Iscariotes, sua tia Mina (acusada de bruxaria) e seu pai, Jacob, que teria lançado uma maldição sobre ela após tentativas de abuso sexual.
“Begone Satan!” também alega que Schmidt experienciou outras possessões de natureza mais branda ao longo da vida. O caso ganhou ainda mais notoriedade após a conceituada revista Time divulgar uma matéria intitulada “Religion: Exorcist & Energumen”, ampliando o alcance da história para seus mais de 300 mil assinantes.
Riesinger, por sua vez, faleceu em 1941, no estado de Wisconsin. Embora testemunhas oculares tenham sustentado a veracidade dos eventos, não se sabe se ele realmente libertou Schmidt de forças malignas ou se ela sofria de alguma doença mental não diagnosticada – a própria Igreja Católica jamais emitiu parecer oficial sobre o desfecho do caso.
Com direção de David Midell, que também assina o roteiro ao lado de Enrico Natale, o filme “O Ritual” ainda conta com outros nomes de peso em seu elenco, como Dan Stevens, Ashley Greene, Abigail Cowen, Patricia Heaton, Maria Camila Giraldo, Liann Pattinson, Courtney Rae Allen, Emily Brinks e Ritchie Montgomery – garanta seus ingressos por meio de nosso site ou app.