- Notícias
- >
- Descubra as referências escondidas em ‘O Macaco’, novo terror inspirado em conto de Stephen King
Descubra as referências escondidas em ‘O Macaco’, novo terror inspirado em conto de Stephen King
Longa já está em cartaz nos cinemas

[CUIDADO! ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS DO FILME “O MACACO”]
Esta quinta-feira (6) marcou a chegada de “O Macaco” às telonas brasileiras, o novo projeto do diretor Osgood "Oz" Perkins, conhecido por seu trabalho em “Longlegs: Vínculo Mortal” (2024).
No filme, quando uma série de mortes horríveis acontece após um macaco de brinquedo ser encontrado num sótão abandonado, dois irmãos decidem jogar o boneco fora e seguir em frente com suas vidas. Com o tempo, a dupla acaba se distanciando, até que o recomeço das misteriosas e horripilantes mortes faz com que eles se reúnam novamente.
Estrelado por Theo James (‘Divergente’) nos papéis dos irmãos gêmeos Bill e Hal, o longa é uma adaptação do conto “The Monkey”, de Stephen King, originalmente publicado em 1980 como parte de um livreto da Gallery Magazine. Anos depois, acabou sendo revisado e incluído na coleção Skeleton Crew, também do autor.
As obras do escritor são amplamente reconhecidas por entrelaçar diferentes histórias, com easter eggs que enriquecem seu universo literário, tornando-o ainda mais denso e cheio de segredos.
Em “O Macaco”, não poderia ser diferente. Ao longo do filme, os fãs atentos podem encontrar conexões com diversos elementos do vasto legado de King e com outros clássicos do cinema. Confira algumas das referências presentes na adaptação:
PERSONAGEM DE “MISERY: LOUCA OBSESSÃO” (1987)
O principal easter egg – e o mais evidente – em “O Macaco” surge logo nas primeiras cenas, ainda durante a infância dos irmãos Hal e Bill.
A mãe dos garotos contrata uma babá, interpretada por Danica Dreyer, chamada de Annie Wilkes, mesmo nome da icônica assassina do livro “Misery: Louca Obsessão”, publicado em 1987. No filme, ela desempenha a mesma profissão que sua versão original, mas foi apresentada de forma simpática, deixando seu espírito violento de lado, e acaba sendo uma das vítimas da maldição do vilão da trama.
Esta não é a primeira vez que Wilkes aparece em produções cinematográficas. Na adaptação do livro de King, “Louca Obsessão” (1990), Kathy Bates vive a personagem, retratada na ocasião como uma enfermeira.
FAMÍLIA TORRANCE DE “O ILUMINADO” (1977)
Também na fase inicial do longa, há uma referência sutil que os espectadores devem ficar atentos para perceber, devido à sua rapidez.
Na escola, Hal percebe que o macaco maligno o seguiu, entrando em sua mochila. Horrorizado, ele abre a bolsa para examinar o brinquedo quando uma aluna fala com a professora ao zombar da situação do protagonista. No entanto, é como a professora é chamada que acaba se destacando para os fãs de King: “Sra. Torrance”.
Este é o mesmo sobrenome da família de “O Iluminado”, uma das obras mais famosas do escritor. Lançado em 1977, o livro ganhou uma aclamada adaptação cinematográfica três anos mais tarde.
INSPIRAÇÕES EM “FÉRIAS FRUSTRADAS” (1983)
O trabalho de Perkins em “O Macaco” não se limitou apenas à direção: ele também realizou uma breve participação no longa, interpretando Chip Zimmer, tio dos irmãos gêmeos.
Falando ao portal Mashable, o cineasta revelou que Zimmer foi inspirado em Edward Johnson, personagem de Randy Quaid em “Férias Frustradas” (1983), e ainda destacou uma piscina idêntica à usada em uma cena do clássico como uma outra referência visual de seu novo projeto:
“Foi inspirado por Randy Quaid em ‘Férias Frustradas’, tenho uma afinidade profunda por esse filme, foi muito formativo para mim quando eu era criança. Da mesma forma, há a cena da piscina, que é igual a utilizada no filme”, compartilhou.
Além disso, Perkins ainda disse que um outro easter egg do longa de 1983 foi gravado, mas que a sequência acabou sendo deixada de fora:
“Nós filmamos uma cena como a daquela atriz dirigindo uma Ferrari vermelha. Nós só não colocamos no filme pois não sé encaixava”, compartilhou o cineasta, que seguiu destacando a sua admiração por pelo clássico: “‘Férias Frustradas’ foi um daqueles filmes que em um certo momento da minha vida significou muito para mim. Realmente me impactou”.
“O Macaco” já está em exibição nos cinemas do Brasil – garanta seus ingressos por meio de nosso site ou app.