- Notícias
- >
- Quem é a nova Lilo? Conheça Maia Kealoha, atriz que interpreta a personagem nos cinemas
Quem é a nova Lilo? Conheça Maia Kealoha, atriz que interpreta a personagem nos cinemas
Com pré-venda de ingressos aberta, o live-action 'Lilo e Stitch' adapta a clássica animação da Disney

Lançada originalmente em 2002, a animação “Lilo & Stitch” conquistou gerações ao narrar a história de Lilo, uma garotinha solitária que vive no Havaí. Um dia, a menina, que mora com sua irmã, cruza o caminho de Stitch, um alienígena criado para ser uma máquina de destruição. Entretanto, o que tinha tudo para ser o início de uma relação catastrófica, se transforma numa lição mútua sobre afeto, amizade, companheirismo e família.
A versão live-action de uma das histórias mais apaixonantes da Disney chega às telonas brasileiras em 22 de maio, e a pré-venda já está aberta no site e app da Ingresso.com. Antes de garantir o melhor lugar na sessão do filme, saiba mais sobre a pequena Maia Kealoha, a maior estrela da nova versão de "Lilo & Stitch":
QUEM É MAIA KEALOHA?
Nascida e criada no Havaí, Maia Kealoha tem apenas 8 anos – 6, na época que o longa foi filmado – e sempre demonstrou paixão pelas artes, especialmente pela dança hula, uma tradição familiar que ela pratica com orgulho.
Sua jornada até o papel começou quando a Disney iniciou uma busca extensiva por uma atriz que não apenas se parecesse fisicamente com a versão animada da Lilo, mas que também carregasse a alma e a vivência havaiana. Kealoha foi uma dentre as milhares de garotas que passaram pelo processo de seleção, mas a presença da pequena, junto com sua naturalidade diante das câmeras, garantiu a ela o papel no longa e sua estreia no mundo da atuação.
POR QUE KEALOHA FOI A ESCOLHA PERFEITA PARA O PAPEL DA LILO?
O diretor do live-action, Dean Fleischer Camp, tinha, desde o início, uma ideia clara de como queria que Lilo fosse representada. Junto ao estúdio, o cineasta priorizou nativas havaianas ou, pelo menos, meninas que tivessem uma forte ligação ao Havaí, para garantir que a personagem fosse retratada com a autenticidade que merecia.
Kealoha se destacou não apenas pela atuação e por suas raízes havaianas, mas também por entender a importância cultural de Lilo. Em diversas entrevistas, ela mencionou que cresceu assistindo ao filme original e que se identifica com a mensagem principal do longa: “Ohana quer dizer família”. Além disso, Kealoha é praticante da hula kahiko, a forma mais antiga e tradicional da dança havaiana, que é acompanhada de cantos e instrumentos musicais nativos. A pequena também fala õlelo Hawai’i (língua havaiana), um traço que o estúdio desejava, para possivelmente incorporar mais elementos tradicionais na adaptação.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DE KEALOHA PARA O LONGA?
A escalação de Kealoha é um marco importante para a representação havaiana, já que a indústria hollywoodiana nem sempre opta por respeitar as características étnico-raciais quando escolhe explorar culturas diversas em seus produtos.
A pequena menina já se tornou um símbolo de orgulho para a comunidade do arquipélago, com muitos locais celebrando sua conquista como uma vitória coletiva. Nas redes sociais, fãs do filme original elogiaram a escolha e destacaram como a atriz foi capaz de trazer a essência da personagem para a adaptação.
Com direção de Camp e roteiro de Chris Kekaniokalani Bright, o elenco de “Lilo & Stitch” ainda é formado por Elizebeth Agudond, interpretando sua irmã, Nani, e Kaipot Dudoit como David Kawena. Zach Galifianakis, Billy Magnussen e Courtney B. Vance interpretam Jumba, Pleakley e Cobra Bubbles, respectivamente.
“Lilo & Stitch” estreia em 22 de maio nos cinemas do Brasil – garanta o seu ingresso antecipadamente por meio do nosso site ou app.