Logo da Ingresso.com
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
  • Início
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
Conheça a história real de Juan Salvador, o adorável pinguim de ‘Lições de Liberdade’ - Ingresso.com
  • Notícias
  • >
  • Conheça a história real de Juan Salvador, o adorável pinguim de ‘Lições de Liberdade’

Conheça a história real de Juan Salvador, o adorável pinguim de ‘Lições de Liberdade’

Filme estreia hoje nas telonas brasileiras

Pamela Cordeiro
24/07/2025 | 16:24Atualizado em: 24/07/2025 | 16:32
Ver sessões
Conheça a história real de Juan Salvador, o adorável pinguim de ‘Lições de Liberdade’

Estrelado por Steve Coogan (‘Uma Noite no Museu’) e dirigido por Peter Cattaneo (‘Military Wives – Mulheres de Armas’), “Lições de Liberdade” chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (24), trazendo uma tocante narrativa sobre amizade e empatia em tempos turbulentos.

Compre ingressos para “Lições de Liberdade”

Baseado em uma história real, o longa narra a experiência de Tom Michell (Coogan), um professor de inglês que, nos anos 1970, aceita lecionar em uma escola na Argentina em meio a um período de intensas tensões políticas. Lá, ele forma uma amizade improvável com um pinguim resgatado em uma praia no Uruguai, e essa conexão transforma não só a vida dele, como a de todos ao seu redor.

UMA AMIZADE IMPROVÁVEL

A jornada de Tom começa quando, aos vinte e pouco anos, ele vê um anúncio de jornal com uma vaga para lecionar em um internato argentino chamado St. George. Sem pensar duas vezes, ele escreve uma carta dizendo que estava a caminho, iniciando, assim, uma etapa decisiva de sua vida.

Ao chegar à Argentina, o jovem se depara com um país mergulhado em instabilidade política e social. Mesmo diante da violência e do caos, ele decide ficar: queria conhecer a América do Sul e sentia que estava testemunhando algo importante.

Em uma de suas viagens para conhecer o continente sul-americano, Tom fez uma parada em Punta del Este, no Uruguai, e se deparou com uma cena devastadora: dezenas de pinguins mortos, cobertos de piche, na areia. Em meio ao cenário desolador, um único pinguim ainda lutava para sobreviver Tom, movido pelo seu impulso de ajudar, decide resgatar o animal.

Após limpar o pinguim com uma combinação de manteiga, azeite, shampoo e detergente, Tom tentou devolvê-lo ao mar. No entanto, o pinguim recusava-se a partir, e sempre voltava para o lado de seu salvador.

“Ele parou do meu lado e me olhou como se estivesse dizendo: ‘Por que você está me mandando de volta para o oceano, se acabamos de nos conhecer e nos tornar amigos?’”, relata Tom. “Naquele momento, ele se tornou meu pinguim. Decidi que iria levá-lo para a Argentina, deixá-lo lá se recuperando e, depois, devolvê-lo ao mar”. [via BBC News Brasil].

Tom nomeou seu novo amigo de Juan Salvador, inspirado pelo livro que usava para aprender espanhol, “Juan Salvador Gaviota”, de Richard Bach.

A CHEGADA E O IMPACTO DE JUAN SALVADOR AO INTERNATO

De volta à Argentina, Tom tratou de levar o pinguim para o internato e, Maria, a governanta da escola, foi a primeira a notar a presença do novo morador.

Inicialmente chocada, ela logo se rendeu ao carisma de Juan, experiência compartilhada pelos alunos e outros funcionários da escola, que criaram uma forte conexão com o animal. Gentil e sociável, o pinguim não parecia se importar em estar cercado por dezenas de pessoas.

Juan logo se tornou parte da rotina do colégio e se transformou numa espécie de confidente dos alunos, funcionários e professores. Tom relata que, por seu quarto ser próximo ao terraço onde o pinguim morava, ele ouvia e testemunhava os desabafos que crianças e adultos compartilhavam com Juan, contando sobre as situações que os afligiam.

Um dos momentos mais marcantes envolveu Diego Garcia, um aluno boliviano tímido e retraído, com dificuldades de adaptação. Ao ver Juan nadar na piscina da escola, Diego sentiu-se encorajado a entrar na água, e a experiência se tornou um divisor de águas em seus relacionamentos: o menino ganhou autoconfiança, se enturmou e entrou para o time de natação, ganhando diversas competições.

A DESPEDIDA

Apesar da felicidade que Juan trazia para todos ao seu redor, Tom começou a se questionar se aquele era o melhor ambiente para um pinguim. Decidido a dar o melhor cuidado para o amigo, o professor visitou um zoológico perto do internato, pensando em colocá-lo em contato com os outros animais da mesma espécie. Contudo, ao chegar lá, deparou-se com um lugar cheio de pinguins tristes.

Ainda que os funcionários do zoológico dissessem que a rotina que os pinguins tinham era “perfeitamente apropriada”, Tom sentia que Juan era mais feliz com ele e com os jovens do internato.

Assim, Juan viveu no internato, cercado de carinho e atenção, até o fim de sua vida, que ocorreu cerca de um ano depois de seu resgate. Sua partida deixou marcas profundas em todos os que o conheceram.

DA VIDA REAL PARA OS LIVROS E PARA OS CINEMAS

Décadas depois, já casado e com filhos, Tom começou a contar a história de Juan para a família, que o incentivou a registrar tudo no papel. Assim nascia o livro “The Penguin Lessons” (‘As Lições de um Pinguim’, na tradução livre), lançado pela Penguin Books em 2016. A obra chamou a atenção do ator Bill Nighy (‘Piratas do Caribe: O Baú da Morte’), que se ofereceu para narrar o audiolivro e, posteriormente, de Coogan, que decidiu adaptá-lo para o cinema.

Com roteiro assinado por Jeff Pope (‘O Rei Perdido’), “Lições de Liberdade” já está em cartaz nos cinemas do Brasil – garanta seu ingresso em nosso site ou app.

Faça parte do canal do Whatsapp da Ingresso.com e fique por dentro de promoções e das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop!

Ver todas as notíciasVer sessões