- Notícias
- >
- Como ‘Invocação do Mal 4’ encerra a saga de Ed e Lorraine Warren nos cinemas?
Como ‘Invocação do Mal 4’ encerra a saga de Ed e Lorraine Warren nos cinemas?
Último capítulo protagonizado pelo casal de demonologistas estreia esta semana e marca a despedida do elenco e equipe

Na próxima quinta-feira (4), “Invocação do Mal 4: O Último Ritual”, capítulo final de uma das mais aclamadas franquias de terror do cinema, fará sua aguardada estreia nas telonas brasileiras.
Comprar ingressos para “Invocação do Mal 4: O Último Ritual”
Mesclando fatos e ficção e sendo o filme mais longo da saga, a trama acompanha o casal de investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren - interpretados por Patrick Wilson e Vera Farmiga, respectivamente -, enquanto eles desvendam o caso real de assombração da família Smurl.
UM ADEUS APÓS 12 ANOS DE PARCERIA
Interpretando o casal demonologista desde 2013, Wilson e Farmiga se despedem dos personagens que viveram por mais de uma década. Em entrevista à revista Entertainment Weekly, a dupla refletiu sobre o fim desse ciclo, com Farmiga descrevendo a parceria prolífica com Wilson:
“Esse foi absolutamente o melhor casamento arranjado da história dos casamentos arranjados. Vou sentir saudades do Patrick mais do que qualquer outro. Digo, não realmente; ele está a segundos de uma mensagem de texto. Mas eu vou sentir falta de um parceiro de cena engraçado, que entende totalmente meu tipo de neurologia, que entende meu cérebro de uma forma muito rara. Eu o amo. Sou tão abençoada por tê-lo ao meu lado. Ele fez todos esses exaustivos exorcismos parecerem como um churrasco em família”.
Já Wilson destacou a surpresa com a longevidade da franquia:
“Eu acho que é quando você diz: ‘Consegue imaginar isso chegando ao fim?’. Eu não conseguia realmente imaginar, por causa dela. Significou o mundo para mim. Eu não achei que estaríamos fazendo isso por 12, 13 anos. Eu só sei disso, porque eu tenho uma camisa de uma corrida que participei em Wilmington. Ela diz 2012, que é quando começamos a filmar o primeiro. Então, é, eu fico emocionado. Não consigo imaginar não fazer um filme com ela [Farmiga]”.
EMOÇÃO ACIMA DO TERROR
A ligação pessoal que a dupla forjou ao longo da franquia foi um dos motivos para que a equipe criativa escolhesse focar mais em um final emotivo do que chocante.
O diretor do longa, Michael Chaves - também responsável por “Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio” (2021) -, revelou que, inicialmente, pensava em um encerramento grandioso, mas percebeu que a força do filme estaria em sua carga emocional:
“Enquanto estávamos desenvolvendo, nós jogávamos várias ideias: ‘Quão grandes nós podemos fazer?’ ‘Quão épico?’ ‘Essa é a culminação de todos os demônios vindo aterrorizar eles?’. Então, eu senti que a maior, mais emotiva história que podíamos contar, seria a mais pessoal”.
James Wan - criador da franquia e produtor do novo longa ao lado de Peter Safran -, reforçou essa visão:
“O coração pulsante dessa franquia é Vera Farmiga e Patrick Wilson interpretando Lorraine e Ed. A dinâmica familiar, a fé que os personagens têm e a fé que eles têm um no outro são realmente o que impulsionam essa saga. Eu acho que é isso o que as pessoas amam. Pelo menos, para mim e Peter [Safran], é sobre achar uma forma de contar histórias desses personagens e terminar de um jeito que parece respeitoso de onde começamos com eles”.
O CASO DA FAMÍLIA SMURL
Ambientado em 1986, cinco anos após os eventos do terceiro filme, “Invocação do Mal 4: O Último Ritual” mostra os Warren já aposentados, embora eles ainda deem palestras em universidades. Contudo, eles são forçados a retornar à ativa diante de um dos casos mais marcantes de sua carreira: a assombração vivida pela família Smurl, na Pensilvânia.
Relatos da época descrevem fenômenos que iam de cheiros estranhos e vozes até ataques violentos das entidades. Para Safran, esse foi o caso ideal para encerrar a saga:
“É um dos [casos] mais pesquisados do Google e isso se casou muito bem para nós, porque o público pode pesquisar ao final do filme. ‘Ah, eles realmente tinham tantas crianças’. ‘Ah, eles realmente tinham essa idade e os avós realmente estavam lá’. Tudo isso foi muito significativo para nós”.
Farmiga reforçou que o final traz um peso especial:
“Eles [o público] vão testemunhar um momento na vida dos Warren – um momento muito profundo. É um momento que faz o tempo parar. Esse é diferente dos outros. Os outros três eram sobre assombrações, e esse é sobre um acerto de contas, de certa forma”.
Iniciada em 2013, a série “Invocação do Mal” alcançou enorme sucesso de público e crítica, originando dois spin-offs renomados - “Anabelle” (2014) e “A Freira” (2018) -, ambos com sequências já realizadas. Ao todo, o universo cinematográfico soma oito filmes, que juntos já arrecadaram mais de US$ 2 bilhões em bilheteria global.
Além de Wilson e Farmiga, “Invocação do Mal 4: O Último Ritual” ainda conta com a presença de diversos outros talentos conhecidos em seu elenco, como Ben Hardy, Mia Tomlinson, Beau Gadsdon, Elliot Cowan, John Brotherton e Rebecca Calder.
“Invocação do Mal 4: O Último Ritual” estreia em 4 de setembro no Brasil, exclusivamente nos cinemas – garanta seus ingressos antecipados em nosso site ou app.