Logo da Ingresso.com
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
  • Início
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
'Feito Pipa’ é o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2027 - Ingresso.com
  • Notícias
  • >
  • 'Feito Pipa’ é o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2027
'Feito Pipa’ é o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2027

'Feito Pipa’ é o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2027

Com direção de Allan Deberton e Lázaro Ramos no elenco, longa estreia em novembro nos cinemas

Guilherme Thomaz
16/09/2026 | 16:54Atualizado em: 16/09/2026 | 17:00
Ver sessões

Nesta quarta-feira (16), seguindo o cronograma previamente divulgado, a Academia Brasileira de Cinema revelou que "Feito Pipa" foi o escolhido como o representante do Brasil no Oscar 2027.

Após ser pré-selecionado entre outras 14 produções para a etapa final, o longa dirigido pelo renomado Allan Deberton ('O Melhor Amigo') superou títulos como "100 Dias", "A Fabulosa Máquina do Tempo", "A Natureza das Coisas Invisíveis", "Nosso Segredo" e "Vicentina Pede Desculpas" em uma disputa acirrada.

Durante o anúncio, Clélia Bessa, presidente da Comissão de Seleção, justificou a decisão destacando como o filme consegue dialogar com diferentes públicos sem deixar de lado suas raízes nacionais:

"Uma narrativa sensível que comunica universalmente e, ao mesmo tempo, traz uma forte identidade brasileira a partir de uma cidade do interior do Ceará. É sobre família, cumplicidade entre avó e neto, infância, finitude e já foi premiado em importantes cerimônias internacionais", compartilhou.

"Feito Pipa" irá concorrer por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional – a mesma conquistada por "Ainda Estou Aqui" em março de 2025. No entanto, isso não impossibilita que outras produções do país figurem nas demais categorias da premiação, caso sejam inscritas e consideradas pelos votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Vá ao cinema pagando menos. Com o UOL+ você recebe até três ingressos para ver os últimos filmes lançados. Assine a partir de R$ 14,90/mês.

Vencedor de troféus nos festivais de Berlim, Gramado, Cartagena e Guadalajara, o longa-metragem foi desenvolvido por meio de uma parceria entre Biônica Filmes e Deberton Filmes.

Na trama, Yuri Gomes interpreta Gugu, um menino de 11 anos que sonha em se tornar jogador de futebol. Criado de forma livre e afetuosa pela avó, ele vê sua rotina ameaçada quando a saúde dela se fragiliza e, com medo de ser separado de quem considera seu maior porto seguro, tenta esconder a situação para evitar morar com o pai, que não o aceita como é.

O elenco ainda conta com a presença de diversos outros talentos conhecidos, como Lázaro Ramos, Teca Pereira, Georgina Castro, Carlos Francisco, Luan Vasconcelos, Beatriz Carwile, Nathyel Martins, Manuela Paulino, Pablo Vinícios e Enzo Uejo.

Com um roteiro assinado por André Araújo, "Feito Pipa" estreia em 5 de novembro, exclusivamente nos cinemas.

Faça parte do canal do Whatsapp da Ingresso.com e fique por dentro de promoções e das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop!

Ver todas as notíciasVer sessões