Lightyear | Diretor revela como o filme se conecta à saga Toy Story
Animação chega aos cinemas em 2022
Com produção anunciada durante o Disney Investor Day de 2020, o longa-metragem Lightyear teve suas primeiras cenas divulgadas na manhã da última quarta-feira (27).
A animação, protagonizada pelo patrulheiro espacial que inspirou a criação do boneco Buzz Lightyear, pretende explorar quem ele realmente foi, e como ficou famoso o suficiente para tornar-se um dos brinquedos mais populares do universo de Toy Story.
Após o lançamento do primeiro trailer, alguns fãs se questionaram sobre como a história do longa se conectaria com a saga do Xerife Woody, Buzz e toda a turma, presente nos cinemas desde 1995.
Em entrevista à Fandango, o diretor da produção, Angus MacLane, revelou que a conexão entre os universos talvez não seja tão óbvia, mas sim, Toy Story exerce uma evidente influência sobre o seu filme:
“Há uma ideia central sobre o Buzz que percebemos quando examinamos, mais atentamente, todos os filmes de Toy Story: Buzz discorda da natureza da realidade”, explicou o cineasta. "No primeiro Toy Story, ele acredita ser um patrulheiro espacial de verdade, enquanto Woody insiste em dizer que ele é um brinquedo. No segundo filme, eles tiveram que trazer outro Buzz Lightyear para provocar essa questão novamente, e ele precisou convencer seu ‘outro eu’ de que ELE era um brinquedo. Existe também o ‘Buzz Espanhol’ [em Toy Story 3] e o monólogo interno [em Toy Story 4]. Isso foi um alicerce para algo que sabíamos que precisávamos explorar”.
O diretor contou, ainda, que o grande desafio do filme foi descarregar o personagem de alguns estereótipos, inerentes ao seu legado, principalmente aqueles que se relacionavam diretamente com clichês cômicos:
"Buzz é alguém que leva seu trabalho muito a sério, é um seguidor de regras, e tem uma crença inabalável em si mesmo. Existem esses padrões sobre esse tipo de herói, que estamos reconhecendo, nos alimentando e brincando constantemente. Mas ele é uma junção de estranhos clichês de ficção científica. Como você pode tornar isso algo maior que uma piada? Essa é a verdadeira carga do filme", concluiu MacLane.
Ao que tudo indica, Lightyear será um mergulho em questões extremamente profundas sobre a vida do homem sob o capacete, responsáveis por torná-lo um ser humano mais sério e regrado. Chris Evans foi a voz escolhida para o protagonista e, caso existam outras conexões entre a narrativa do longa e o universo de Toy Story, só o tempo dirá.
Lightyear tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros para o dia 16 de junho de 2022.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Telegram! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/ingressocom e participe!