- Notícias
- >
- Por que, após tantos anos, o Bob Esponja segue conquistando espectadores de todas as idades?
Por que, após tantos anos, o Bob Esponja segue conquistando espectadores de todas as idades?
Novo filme do personagem já está em cartaz nos cinemas do Brasil; garanta seus ingressos

Na última quinta-feira (1º), estreou nas telonas brasileiras “Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada”, nova animação centrada no morador mais carismático da Fenda do Bikini.
Lançado em 1999 com seu próprio seriado, o personagem rapidamente se tornou um fenômeno, originando mais 16 temporadas, diversos longas-metragens e uma vasta linha de brinquedos e jogos eletrônicos. Diante dessa trajetória de sucesso, é comum surgir um questionamento: por que, mesmo após décadas, a franquia segue atraindo pessoas de todas as idades?
Em uma entrevista recente à revista Entertainment Weekly, Tom Kenny, voz original do Bob Esponja, refletiu sobre essa relação emocional construída entre o personagem e o público, explicando como o humor peculiar da série acaba funcionando como um tipo de refúgio diante das adversidades da vida adulta:
“É como uma comida reconfortante. As pessoas que cresceram assistindo ao desenho precisam de cuidado agora. Elas me dizem que precisam. Ser adulto é difícil e superestimado, mas você tem que fazer isso. O mundo é cruel e você acaba sendo bombardeado com coisas tristes e negativas o tempo todo, todos os dias, a cada hora. Então, acho que, sejam 11 ou 86 minutos, se você der uma espiadinha no Bob Esponja por um tempinho – ele é um bobo e esquisito que não esconde sua excentricidade –, há algo muito empoderador nisso. A comédia sempre se saiu bem em tempos difíceis, como crises econômicas. O Bob Esponja realmente não existe por nenhum outro motivo além de ser engraçado”.
Em outra oportunidade, falando ao Times of India, Bill Fagerbakke, intérprete de Patrick Estrela – melhor amigo do protagonista –, explicou como a saga se diferencia pela força de suas dinâmicas simples e divertidas, capaz de unir diversas gerações em torno da mesma experiência:
“O que torna ‘Bob Esponja’ especial é a amizade e o humor. Este novo filme tem tudo isso, é algo que crianças e adultos podem apreciar juntos. O vínculo duradouro entre ele e o Patrick reflete o tipo de amizade descomplicada e alegre que o público reconhece e ama instintivamente”, disse o ator.
Já Clancy Brown, voz do Seu Sirigueijo, afirmou que a permanência do Bob Esponja no imaginário coletivo está diretamente conectada à sua postura confiante e generosa, revelando que o novo longa se apoia justamente nesses valores ao mesmo tempo em que traz uma abordagem inédita:
“O Bob Esponja se manteve relevante por tantos anos devido ao seu otimismo e sua bondade. Este filme celebra esse espírito de uma forma nova e empolgante”, completou.
Na trama de “Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada”, o personagem-título, desesperado para ser um grandalhão e provar sua bravura ao Seu Sirigueijo, parte em uma perseguição cômica ao misterioso pirata fantasma Holandês Voador, adentrando as profundezas do oceano, onde nenhum outro Esponja esteve antes.
O longa é uma produção da Nickelodeon Movies, realizada por meio de uma parceria com a Paramount Pictures, Domain Entertainment e MRC.
O elenco de vozes originais conta com a presença de diversos talentos conhecidos, como Mark Hamill, Tom Kenny, Clancy Brown, Rodger Bumpass, Bill Fagerbakke, Carolyn Lawrence, Mr. Lawrence, George Lopez, Isis “Ice Spice” Gaston, Arturo Castro, Sherry Cola e Regina Hall.
“Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada” tem direção de Derek Drymon, comandada a partir de um roteiro assinado por Pam Brady e Matt Lieberman – garanta seus ingressos por meio de nosso site ou app.
