Logo da Ingresso.com
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
  • Início
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
Verdade ou ficção? 5 fatos explicados sobre 'Back to Black', cinebiografia de Amy Winehouse - Ingresso.com
  • Notícias
  • >
  • Verdade ou ficção? 5 fatos explicados sobre 'Back to Black', cinebiografia de Amy Winehouse
Verdade ou ficção? 5 fatos explicados sobre 'Back to Black', cinebiografia de Amy Winehouse

Verdade ou ficção? 5 fatos explicados sobre 'Back to Black', cinebiografia de Amy Winehouse

Filme sobre a vida da cantora estreou na semana passada

Mariana Assumpção
Invalid Date

[CUIDADO! ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS DO FILME "BACK TO BLACK"]

Na última quinta-feira (16), o comentado "Back to Black", inspirado na vida da icônica cantora de jazz e símbolo de uma geração, Amy Winehouse, estreou nas telonas nacionais. Entre as críticas sobre o filme, bastante divididas, destacam-se a atuação de Marisa Abela, que interpreta a protagonista, e a trilha sonora da produção, recheada de canções marcantes da carreira de Amy.

Apesar de sua intensidade e da perseguição da mídia e dos paparazzi, que impediram que muitos momentos de sua vida privada fossem preservados, o público ainda desconhece algumas facetas e segredos sobre Amy Winehouse.

O filme faz um recorte sucinto de sua trajetória, e explora algumas curiosidades, alegrias e tragédias que marcaram a carreira da cantora, que morreu de intoxicação por álcool em 2011, aos 27 anos. Confira 5 questões abordadas em "Back to Black" e descubra mais detalhes sobre a vida breve de Amy Winehouse:

1 | A CUMPLICIDADE ENTRE AMY E CYNTHIA, SUA AMADA AVÓ

Assim como o filme retrata, Cynthia "Nan" Winehouse (Lesley Manville) foi uma figura importante para Amy. A avó da artista, que também foi uma cantora de jazz talentosa, era uma grande amiga e confidente de Amy.

A famosa tatuagem de pin-up que a cantora ostentava no braço, era de fato uma homenagem à Cynthia, que morreu em 2006, em decorrência de um câncer de pulmão. Na ocasião, Amy estava compondo o álbum que intitula o filme:

“Essa garotinha, essa mulher minúscula, entrou na minha loja e estava arrancando páginas [de um livro de pin-ups]", contou Henry Hate, tatuador da cantora, ao The Mirror. “Ela queria fazer uma tatuagem e queria que significasse, representasse e homenageasse sua avó, sua avó Cynthia. Foi assim que minha amizade com ela começou", completou Henry.

Sempre que posava para fotos, Amy fazia questão de mostrar a tatuagem, uma das mais significativas dentre as 14 que marcavam o seu corpo.

2 | O RELACIONAMENTO DA CANTORA COM SUA BANDA E SEU GUARDA-COSTAS

Em raros momentos do filme, Amy interage com os membros de sua banda, que a acompanharam desde o desenvolvimento de "Back to Black", seu segundo e último álbum de estúdio.

Contudo, na vida real, o relacionamento entre ela e os músicos era bastante estreito: eles saíam para jantar, compunham juntos e tinham uma amizade verdadeira. De acordo com a BBC, o relacionamento era tão pessoal, que a banda e Winehouse dividiam o mesmo camarim.

Além deles, Andrew Morris, seu guarda-costas, também era alguém bem próximo de Amy: foi ele, inclusive, que encontrou a cantora desacordada no dia de sua morte, e solicitou socorro. Em "Back to Black", a relação foi ignorada.

3 | AFINAL, O PAI DE AMY TENTOU LEVÁ-LA PARA A REABILITAÇÃO?

Quando Mitch Winehouse (Eddie Marsan) encontra um cachimbo na casa de Amy em "Back to Black", o pai da cantora entende que, além do uso excessivo de álcool, a jovem começara a consumir drogas ainda mais pesadas.

Na sequência, Nick Shymansky (Sam Buchanan), agente da artista, propõem que ela procure ajuda profissional para tratar a questão - enquanto Mitch discorda de Nick, Amy evoca os versos de "Rehab", canção que narra o descontentamento da cantora com a ideia de seguir para a reabilitação.

A música foi lançada em 2006 e, ainda como o filme retrata, Amy se internou numa clínica apenas em 2009, dois anos antes de morrer. "Back to Black" mostra o incondicional apoio de Mitch à decisão, contudo, omite um fato que foi noticiado pela mídia à época: o pai da cantora a visitou no Caribe, local que ela escolheu para se tratar longe dos holofotes da mídia, com uma equipe de filmagem, pronta para registrar a intimidade de Amy durante o tratamento.

O documentário "My Daughter Amy" recebeu duras críticas por, novamente, expor a vida da artista sem o seu aparente consentimento, principalmente num momento tão delicado de sua trajetória. Ao longo da carreira da cantora, Mitch foi acusado de ser negligente com a saúde da filha - fato que ele nega em todas as entrevistas que concede sobre o assunto.

4 | COMO FOI A REAÇÃO DA CANTORA AO GANHAR O GRAMMY?

Em uma das cenas mais marcantes de "Back do Black", Amy Winehouse se surpreende ao ser premiada na categoria de Melhor Gravação do Ano na 50ª cerimônia do Grammy Awards, em 2008.

A reação da cantora, que parece quase catatônica durante a revelação, foi reproduzida por Marisa Abela no longa. Para trazer mais veracidade à cena, Abela chegou a gravar com a mesma banda que acompanhou Amy naquela noite:

"Eles disseram que ela estava muito nervosa, principalmente por causa desse prêmio, o maior da noite, e também pelo fato de ser apresentado por Tony Bennett. O olhar dela diz muito nessa hora e, como atriz, e não puder simplesmente reproduzir o olhar, eu precisei experienciar o sentimento, sentir mesmo. E acho que foi isso que deixou tudo mais verdadeiro", contou a atriz, em entrevista ao IMDB.

Naquela noite, Amy foi premiada em cinco categorias: "Canção do Ano", "Gravação do Ano", "Melhor Álbum Vocal Pop", "Artista Revelação" e "Melhor Performance Vocal Pop Feminina". Isso tornou Winehouse a britânica mais premiada em apenas uma edição do Grammy, fazendo com que ela entrasse para o Guinness World Records, em 2009.

5 | AMY WINEHOUSE SÓ TEVE UM RELACIONAMENTO AMOROSO?

A relação entre Amy Winehouse e Blake Fielder-Civil, ex-marido com quem a artista vivenciou o seu relacionamento mais duradouro, é um dos fios condutores de "Back to Black".

Embora o filme dê a entender que o rapaz tenha sido um dos únicos amores da vida de Amy, a história real é bem diferente. Sim, Blake e a cantora chegaram a se casar, e as idas e vindas do casal, que viveu um romance repleto de excessos, inspiraram muitas canções da artista - mas sim, ela viveu outros amores.

O compositor Alex Clare, o ator Josh Bowman e o diretor Reg Traviss estão na lista de famosos com quem a cantora já se relacionou. O músico Pete Doherty também teve um breve affair com Amy, mas nenhum deles é retratado no filme.

Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Whatsapp! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse o link e participe!

Ver todas as notícias