Logo da Ingresso.com
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
  • Início
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
Diretor revela curiosidades sobre 'Meu Amigo Pinguim', filme inspirado em história real - Ingresso.com
  • Notícias
  • >
  • Diretor revela curiosidades sobre 'Meu Amigo Pinguim', filme inspirado em história real

Diretor revela curiosidades sobre 'Meu Amigo Pinguim', filme inspirado em história real

Trajetória de João, pescador de Ilha Grande, baseia o roteiro do longa, protagonizado por pinguins reais

Mariana Assumpção
Invalid Date
Ver sessões
Diretor revela curiosidades sobre 'Meu Amigo Pinguim', filme inspirado em história real

Onze nacionalidades no set, dez pinguins atuando e um sonho: fazer a história de João Pereira de Souza, um humilde pescador de Ilha Grande, ganhar o mundo. Foi com essas ferramentas que David Schurmann, diretor de "Meu Amigo Pinguim", encarou a missão de fazer um dos filmes mais desafiadores de sua carreira.

No longa, que estreia nesta quinta-feira (12) nos cinemas do Brasil, João (Jean Reno) vive com sua esposa, Maria (Adriana Barraza), em uma colônia de pescadores em Ilha Grande, litoral do Rio de Janeiro. É lá que, após um pequeno desvio de rota migratória, um pinguim chega para mudar a vida do casal para sempre.

A amizade entre o pescador e o pequeno Dindim é o foco da trama, baseada em uma história real. Apesar de o filme ser falado em inglês por uma exigência dos produtores, Schurmann fez questão de que o longa fosse rodado no Brasil, a fim de aproximar a obra da nossa cultura e transportar o espectador para o mundo de João e Dindim:

"Foram seis meses de luta pra trazer o filme pra cá. Quando eu fui convidado pra dirigir, eu falava: 'Vocês têm que entender que esse filme, o lugar onde acontece, ele é mágico, porque é uma praia com uma selva atrás'", explicou o cineasta, descrevendo a paisagem inconfundível de Ilha Grande.

"Então, ver o pinguim andar no meio de uma pequena floresta, para mim, era uma visão muito importante de mostrar, porque é muito fora do contexto que a gente o vê normalmente".

O DESAFIO DE FILMAR COM PINGUINS REAIS

Para conseguir tirar essa história do papel em solo brasileiro, Schurmann contou com a ajuda do Instituto Argonauta, parceiro do Aquário de Ubatuba, em São Paulo, e a inusitada participação de dez atores estreantes: pinguins reais, resgatados pela equipe da instituição:

"O Instituto Argonauta salva quase 300, 400 pinguins por ano, que vêm parar aqui na costa paulista. Eles os alimentam e levam as aves num barco pro meio do mar no fim do inverno, para que elas possam voltar pro verão patagônico. Mas alguns pinguins não conseguem retornar", explicou o cineasta.

Foram dez aves residentes do aquário que atuaram em "Meu Amigo Pinguim", cada uma com sua peculiaridade. Alguns pinguins mais dóceis protagonizavam cenas em que João e os demais personagens estavam mais próximos; outros eram escolhidos para os momentos de "ação", nos quais Dindim aparece percorrendo as ruas de Ilha Grande. Mas o destaque, segundo o diretor, ficou para o pinguim Maui:

"O Maui era muito tranquilo. Tem uma cena em que eles estão dando uma entrevista, e que o pinguim está entre o casal no sofá. E aí ele [João] vai falando, a Maria vai falando, e o pinguim fica lá. Eu falei: 'Jean, faz carinho no pinguim, porque ninguém vai acreditar que esse pinguim está aí. Ele está muito perfeito, vão pensar que é CGI", revelou Schurmann.

Os pinguins atores, que foram todos creditados no filme, executaram em torno de 80% das cenas nas quais Dindim aparece. Nas passagens em que as aves poderiam correr riscos, animatrônicos e imagens geradas por computador foram utilizados.

O ENCONTRO ENTRE JEAN E JOÃO

O verdadeiro João, hoje com 80 anos, foi visitado por Dindim em muitas ocasiões por quase uma década, e a amizade inspiradora da dupla deu origem ao roteiro do filme. Na première de "Meu Amigo Pinguim" em Los Angeles, nos Estados Unidos, João e Jean Reno, que o interpretou no filme, finalmente se conheceram:

"Foi incrível, foi incrível. Os dois se encontraram lá e foi um momento mágico, lindo. Só que o Seu João falou: "Ele é muito mais alto que eu"", relembrou o diretor, aos risos.

UM SET COSMOPOLITA E UMA MENSAGEM ECOLÓGICA

Apesar de "Meu Amigo Pinguim" contar uma história brasileira, profissionais de diversas origens participaram da produção. Para Schurmann, o desafio ajudou a abrilhantar o resultado final:

"Nós tínhamos pessoas ali com muito talento, além do Jean Reno e da Adriana Barraza, que são duas lendas do cinema. Nós estávamos com Anthony Dod Mantle, o diretor de fotografia que ganhou o Oscar. Nós estávamos com a Mercedes Alfonsín no design de produção, uma argentina incrível. E o resto, 90% da nossa equipe, era brasileira. Foi incrível".

O cineasta ainda acrescentou que a intenção do filme sempre foi tornar-se algo além de uma história singela e superficial, e que mensagens sobre ecologia e respeito ao meio-ambiente estão inseridas na narrativa. Há alguns anos, David e sua família lideram a iniciativa Voz dos Oceanos, cujas expedições percorrem cidades do litoral brasileiro e realizam pesquisas sobre a presença de microplásticos em organismos marinhos. A conscientização ambiental é um assunto importante para o diretor:

"Eu tentei ser muito sutil, a gente também faz isso com a Voz dos Oceanos. A gente precisa inspirar as pessoas. Eu acho que, hoje, existe muito o medo do 'doomsday' [Apocalipse], né? 'A Terra está acabada'. Não, calma, gente. Sim, a gente estragou uma boa parte do planeta. Só que a gente precisa se unir pra reverter. A gente só cuida do que a gente ama", concluiu David.

"Meu Amigo Pinguim" ainda é estrelado por Alexia Moyano, Nicolás Francella, Rócio Hernandez, Juan José Garnica, Duda Galvão, Ravel Cabral, Pedro Urizzi e Thalma de Freitas. O roteiro é assinado por Kristen Lazarian e Paulina Lagudi, com edição realizada pela mesma montadora de Pedro Almodóvar, a espanhola Tereza Font.

O longa já está em cartaz nos cinemas nacionais - garanta o seu ingresso por meio do nosso site ou app.

Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Whatsapp! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse o link e participe!

Ver todas as notíciasVer sessões