- Notícias
- >
- ‘O filme é um grito de liberdade’, afirma diretor de ‘Cansei de Ser Nerd’

‘O filme é um grito de liberdade’, afirma diretor de ‘Cansei de Ser Nerd’
Estrelada por Fernando Caruso, comédia explora as alegrias e dores de um nerd raiz, injustiçado e em crise; confira a entrevista exclusiva
Na semana do Dia da Toalha, data que celebra o orgulho geek anualmente, estreia nos cinemas a comédia “Cansei de Ser Nerd”, distribuída pela H2O Filmes. Em entrevista à Ingresso.com, o diretor do filme, Gualter Pupo, falou sobre a potência da história para a comunidade nerd. Para ele, que faz sua estreia à frente de um longa-metragem, o filme é “um grito de liberdade”:
“Alguns foram provavelmente vítimas de bullying, sofreram algum tipo de maltrato, e esse filme é um grito de liberdade pra essas pessoas, mostrando o lado lindo delas”, explica o cineasta.
Quando ele descreve a sua própria vivência, a princípio, não se considera nerd. “Eu era muito estudioso, era sempre escolhido para trabalhos de grupo porque eu era aquele que fazia as tarefas pra todo mundo, e eles ficavam felizes com isso”, conta Gualter, ao ser interrompido por Caruso:
“Mas isso se chama nerd, Gualter! Assume, você também era nerd”, brinca o intérprete de Aírton, o protagonista do filme. Ao contrário de Gualter, Fernando Caruso assume por completo sua veia nerd: se gaba ao contar que é membro honorário de todos os Conselhos Jedi do Brasil e se orgulha de sua coleção de quadrinhos. Ele e Pedro Benevides, que vive Ulisses, melhor amigo de Aírton na trama, consideram que a geração deles abriu portas para uma “emancipação nerd”:
"Hoje em dia o nerd tá empoderado. Hoje em dia, ele tem garbo na sociedade. Na nossa época, não era assim. O nerd era sozinho, jogava videogame sozinho... tinha poucos amigos, muito leais, mas poucos", explica Pedro.
Em “Cansei de Ser Nerd”, Aírton enfrenta um trauma: há anos, ele foi acusado injustamente pelo sumiço e suposto assassinato de uma colega de faculdade. Duas décadas depois do misterioso crime, ele convence seu melhor amigo a acompanhá-lo no reencontro da turma de graduação, contudo, o que deveria ser apenas uma noite nostálgica acaba se transformando em uma jornada para enfrentar medos, inseguranças e os fantasmas do passado.
Com um roteiro assinado por Renato Fagundes, Luiz Noronha, Thaisa Damous e Gualter Pupo, o longa-metragem foi produzido por meio de uma parceria entre Hungryman e Na Paralela Filmes.
Além de Caruso e Benevides, diversos outros talentos compõem o elenco, como Bia Guedes, João Velho, Thais Belchior, Junior Vieira, Ana Carolina Sauwen, Paulo Verlings, Thainá Gallo, Marcelo Olinto, Thaisa Damous, Renata Canossa, Cissa Guimarães e Bel Kutner.
“Cansei de Ser Nerd” estreou nos cinemas nesta quinta-feira (28) e segue em cartaz nas telonas - garanta o melhor lugar da sessão no site ou app da Ingresso.com.