Do teatro musical para Hollywood: A ascensão meteórica de Lin-Manuel Miranda
Canções do artista embalam Encanto, nova animação da Disney
Se você é fã de cinema e de musicais, muito provavelmente já conhece ou pelo menos ouviu falar de Lin-Manuel Miranda. O artista, que viu sua carreira explodir nos palcos da Broadway, agora é um dos nomes mais badalados da Hollywood contemporêna, e vem desenvolvendo um brilhante trabalho em produções da Disney, como Encanto, e da Netflix, estreando como diretor de cinema no emocionante tick, tick… BOOM!.
QUEM É LIN-MANUEL MIRANDA?
Nascido em 1980 na cidade de Nova Iorque, o artista, filho de porto-riquenhos, viveu em uma família que admirava musicais. Além de passar a infância e adolescência assistindo a peças e filmes do gênero, seus pais sempre incentivaram seus dons artísticos. Ele e a irmã, Luz Miranda, estudaram piano por anos, o que os aproximou ainda mais da paixão da família: a música.
No final da década de 1990, ainda na faculdade, Lin-Manuel começou a trabalhar nos rascunhos de sua primeira produção teatral de sucesso, o musical In The Heights. A história, que tem como pano de fundo o bairro Washington Heights, carrega diversas características relacionadas à origem do autor. O local representando é conhecido por ser moradia de diversas famílias latino-americanas, além de ser um bairro bem próximo a Inwood, onde Miranda passou grande parte de sua juventude.
Em 2021, a peça foi adaptada para o cinema, no longa Em um Bairro de Nova York, da Warner Bros.. Nos palcos da Broadway, além de compor as canções da peça, Lin-Manuel Miranda também viveu Usnavi, protagonista da história. Por sua atuação, Miranda foi indicado ao Tony Awards de Melhor Ator em Musical. Apesar de não ter sido agraciado nesta categoria, In The Heights levou o Tony de Melhor Musical e Melhor Trilha Sonora Original, entre outros prêmios importantes.
A INSPIRAÇÃO EM RENT
Recentemente, o drama musical tick, tick… BOOM!, estrelado por Andrew Garfield, chegou nos cinemas e na Netflix. No filme, o ator vive o compositor Jonathan “Jon” Larson, enquanto o jovem, prestes a completar 30 anos, enfrenta um conflito sobre suas escolhas de vida e carreira.
Larson foi quem compôs o musical Rent, grande sucesso ao qual Miranda assistiu nos teatros, na juventude. Lin-Manuel fez sua estreia na direção à frente do longa, e contou, em entrevista à Variety, sobre a importância da história em sua formação artística:
“A narrativa cativante de Jonathan Larson em Rent me ensinou que os musicais podem ser contemporâneos, reais e retratar suas próprias experiências. Foi tick, tick… BOOM! que solidificou meu impulso de aprimorar minha voz como dramaturgo”, revelou Miranda.
DE HAMILTON A QUERIDINHO DA DISNEY
Antes de finalmente debutar como diretor de um longa-metragem, Lin-Manuel Miranda trilhou uma sólida carreira no teatro musical. Depois de In The Heights, que lhe rendeu uma série de prêmios e bastante reconehcimento, foi a vez de Hamilton, considerada por muitos como sua obra-prima, ajudar a levar o artista ao estrelato.
A peça, que ostenta canções e livro de autoria de Miranda, estreou em 2015, sendo verdadeiramente aclamada por público e crítica. A história é focada na vida de Alexander Hamilton, um dos pais fundadores mais inspiradores - e historicamente ignorados - dos Estados Unidos.
Após manter-se por diversos anos em cartaz e ser premiada com 11 Tony Awards, a peça ganhou o mundo quando sua interpretação filmada estreou no streaming do Disney+, em 2020. Gravada durante três dias, a versão do musical, carregado de hip hop, R&B, pop e soul, ajudou a tornar o rosto e o talento de Lin-Manuel Miranda mundialmente conhecidos.
A produção, original Disney+, não foi a primeira colaboração entre Miranda e a casa do Mickey Mouse. Ele trabalhou como compositor nos últimos filmes da saga Star Wars, escreveu e contribuiu com vocais das canções de Moana: Um Mar de Aventuras (2016), e interpretou Jack em O Retorno de Mary Poppins (2018), ao lado da personagem-título, vivida por Emily Blunt.
AS MÚSICAS MÁGICAS DE ENCANTO
Em 2021, Miranda volta a agregar seus talentos em mais um longa-metragem da Walt Disney Animation Studios, o fofíssimo Encanto. Na trama, ambientada na Colômbia, acompanhamos a história da família Madrigal, cujos membros - ou a maioria deles - são dotados de poderes mágicos.
Mirabel, a única Madrigal que não possui magia, acaba se sentindo deslocada, embora viva em harmonia com seus parentes. Contudo, após descobrirem que o encantamento da família corre perigo, a jovem entende que pode ser a única esperança dos Madrigal.
Em 2018, como parte do processo de produção do longa, Lin-Manuel Miranda viajou até a Colômbia para estudar sobre a música e costumes do país. Para desenvolver seu trabalho, o artista também se inspirou em grandes nomes da cena musical, como Howard Ashman, responsável pelas canções da animação clássica A Bela e a Fera (1991):
“Eu me inspirei em Ashman e no que ele trouxe durante a era de ouro da Disney. O que os números musicais podem fazer, como eles podem dilatar o tempo e contar uma história e trabalhar e amplificar a imagem visual animada”, disse Miranda ao Deadline.
Em 2017, a música How Far I'll Go, uma das mais marcantes de toda a trilha de Moana, rendeu a Lin-Manuel uma indicação ao Oscar de Melhor Canção Original. Este ano, Miranda submeteu a música Dos Oruguitas, composta especialmente para Encanto, para que a obra possa concorrer a uma vaga na cerimônia do Oscar 2022. Será que dessa vez ele leva o prêmio para casa?
Embalado por Dos Oruguitas e diversas outras composições originais, Encanto segue em cartaz nos cinemas - garanta o seu ingresso para o longa através do nosso site ou app.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Telegram! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/ingressocom e participe!