- Notícias
- >
- 'Duna 2': 12 termos que vão te ajudar a entender o universo da franquia e relembrar o primeiro filme

'Duna 2': 12 termos que vão te ajudar a entender o universo da franquia e relembrar o primeiro filme
Sequência do sucesso de 2021 estreia nesta quinta (29)
Lançado originalmente no ano de 1965, o primeiro exemplar da série de livros de "Duna" revolucionou a ficção científica, sendo uma das obras do gênero mais vendidas de todos os tempos.
Em 1984, quase duas décadas após o debute, o livro ganhou uma adaptação cinematográfica, dirigida por David Lynch. O filme foi responsável por popularizar o romance e tornar sua narrativa, extremamente rica e complexa, reconhecida em todo o mundo.
Na próxima quinta-feira, 29 de fevereiro, "Duna: Parte 2" chega aos cinemas, retomando a história clássica, agora contada por Denis Villeneuve, que deu início a uma nova saga cinematográfica em 2021. Os personagens criados na década de 1960 e a trama original da literatura ganham uma roupagem única a partir da perspectiva do diretor, responsável por outros grandes sucessos, como "A Chegada" (2016) e "Blade Runner 2049" (2017).
A nova produção mantém muitas características da história original, e preza por explorar o universo bastante detalhado, criado e desenvolvido por Frank Herbert, Brian Herbert - filho do escritor - e Kevin J. Anderson, ao longo de uma extensa série de livros.
Com um dialeto próprio, "Duna" possui uma série de palavras e termos que, à primeira vista, podem estranhar o espectador. Nesta lista, separamos alguns nomes e expressões que te ajudam a compreender o universo do filme com mais facilidade. Confira o nosso breve glossário e prepare-se para assistir à parte dois da saga nos cinemas:
ARRAKIS

Arrakis é o nome do planeta onde a maior parte da trama de Duna se passa. O local foi fundado há milhares de anos, por um povo escravizado que ocupou seus desertos para escapar do cativeiro.
FREMEN
Os descendentes do povo escravizado, considerados os nativos do planeta desértico, se autodenominaram “os homens livres”. Com o tempo, o termo foi encurtado para Fremen - no original, remete ao inglês free men, ou "homens livres", na tradução. Fremen é o nome tribal pelo qual são conhecidos no momento em que a história se passa.
MÉLANGE

Os Fremen, além de possuírem corpos adaptados à escassez de água, também são conhecidos por seus olhos azuis brilhantes - também chamados de Olhos de Ibad. A característica é adquirida após o consumo da Mélange - ou simplesmente "especiaria" - encontrada em Arrakis, usada como base para temperos alimentícios, combustível e até mesmo entorpecentes, muito populares entre os habitantes do deserto.
SHAI-HULUD

Conhecidos como os “vermes de areia”, ou “Criador”, um dos maiores símbolos do universo Duna é chamado de Shai-Hulud, nome dado às criaturas pelos Fremen. Suas larvas são essenciais no processo de desenvolvimento da Mélange, e os Shai-Huluds são considerados divindades pelos nativos de Arrakis.
AS GRANDES CASAS
Retratando um futuro distante, no qual a humanidade passou a colonizar diversos planetas, a história de Duna se estrutura em uma lógica feudal, na qual grandes famílias, dividas por casas, possuem uma enorme influência no Império. Formando um conselho - chamado de Landsraad -, as duas casas mais importantes são a Atreides e Harkonnen, inimigas por gerações.
BENE GESSERIT

As Bene Gesserit são integrantes de uma sociedade matriarcal, consideradas por muitos como as “bruxas” do universo criado por Frank Herbert. Possuem diversos dons e habilidades místicas, dentre eles, A Voz - capacidade de controlar outros homens, a partir da alteração do tom de sua fala. Mesmo que se aliem a grupos distintos, essas mulheres prezam, acima de tudo, por seus interesses próprios. Lady Jessica (Rebecca Ferguson), mãe de Paul Atreides (Timothée Chalamet), é uma das mais importantes Bene Gesserit de Duna.
GOM JABBAR

Parte essencial de uma das cerimônias promovidas pelas Bene Gesserit, o Gom Jabbar é um poderoso veneno, usado contra inimigos ou em ritos de passagem. No trailer do novo Duna, vemos Paul Atreides sendo submetido ao famoso teste de humanidade das Bene Gesserit, no qual utiliza-se o Gom Jabbar, representando um momento bastante importante para o arco do personagem.
MENTAT
Como citado anteriormente, Duna se passa em um futuro distante - mais precisamente, no ano 10.000 -, fazendo paralelos diretos com algumas mazelas reais da nossa sociedade. Frank Herbert propôs, no seu futuro imaginado, que a humanidade aboliu os computadores e qualquer outro tipo de inteligência artificial, substituindo a tecnologia por um tipo específico de indivíduo - os Mentat.
Eles são ensinados, desde cedo, a desempenharem a função, e são capazes de servir às Casas após concluírem o seu treinamento.
SUK

Assim como os Mentat, os Suk são treinados por anos, na Escola Suk, para que se formem como os melhores médicos, disponíveis para servirem às Grandes Casas. Após concluírem seus estudos, recebem uma marca vitalícia: um diamante negro é tatuado em suas testas, sendo fácil identificá-los.
Acredita-se que os Suk sejam incapazes de ferir ou matar qualquer humano ou ser vivo, devido à rigidez do treinamento ao qual são submetidos.
TRAJE DESTILADOR (OU TRAJESTILADOR)

Usado pelos Fremen, o traje especial tem como principal função manter a umidade do corpo, uma vez que os nativos de Arrakis são, constantemente, submetidos a condições extremas.
O problema de escassez de água no planeta, elemento essencial à vida, é amenizado por uma vestimenta capaz de filtrar toda a umidade do corpo. Com um sistema altamente eficaz, que se mantém ativo através da energia cinética gerada pelo movimento do próprio usuário, o Trajestilador pode manter um indivíduo hidratado por muitos dias.
ÁGUA DA VIDA
A Água da Vida é um um líquido venenoso extraído de um verme de areia após sua morte por afogamento. Ao ingerir, a Reverenda Madre passa a ter visões do passado e do futuro.
FEDAYKIN
Grupo formado por guerrilheiros fremen, dispostos a dar suas vidas para sanar injustiças.
Em "Duna: Parte 2", Paul Atreides (Timothée Chalamet) luta ao lado dos Fremen, na tentativa de libertar o planeta-deserto de Arrakis do domínio da Casa Harkonnen. Nomes do elenco do primeiro filme, como Zendaya, Rebecca Ferguson e Javier Bardem, retornam aos seus papéis. Os novos rostos incluem astros como Christopher Walken, Florence Pugh, Léa Seydoux e Austin Butler.
"Duna: Parte 2" chega essa semana aos cinemas, e a venda de ingressos para o filme já está aberta - garanta o melhor lugar na sessão por meio do nosso site ou app.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Whatsapp! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse o link e participe!