Doutor Estranho 2 | Relembre as produções do MCU que apresentaram pistas sobre o Multiverso
Eventos de filmes e séries já lançados podem ajudar a entender o que está por vir
Conforme evidenciado no título do filme, Doutor Estranho do Multiverso da Loucura terá como principal tema as múltiplas realidades alternativas do Universo Marvel.
O MCU, através de alguns filmes e séries, começou a preparar a audiência para o que está por vir. Diversas produções apresentaram, discretamente ou de maneira mais explícita, as primeiras pistas do Multiverso, abrindo uma gama infinita de possibilidades narrativas.
O novo longa do feiticeiro Stephen Strange promete explicar mais detalhes do conceito, e explorar ao máximo os seus desdobramentos. Contudo, você se lembra de como chegamos até aqui? Quais os sinais e indícios os filmes e séries já lançados trouxeram para nós?
Neste artigo, relembramos algumas produções que antecederam o lançamento de Doutor Estranho 2, e como seus eventos podem ajudar a entender os rumos do Universo Cinematográfico da Marvel agora que o Multiverso está, de fato, entre nós. Confira:
[CUIDADO! ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS DE WANDAVISION, LOKI, WHAT IF…? E HOMEM-ARANHA: SEM VOLTA PARA CASA]
WANDAVISION
Em Vingadores: Guerra Infinita (2018), o vilão Thanos arranca a Joia da Alma da testa de Visão (Paul Bettany), tirando a vida do personagem.
Desde então, Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) tem dificuldades para lidar com a perda do amado, caindo em profunda tristeza. O luto de Wanda é o mote da série WandaVision, primeira produção da Fase 4 do MCU.
Quando assistimos ao casal como protagonistas de uma sitcom, referenciando diversos seriados clássicos norte-americanos, primeiramente acreditamos que a moça conseguiu abrir o Multiverso e criou uma realidade perfeita para chamar de sua.
Apenas nos capítulos finais é que entendemos que, na verdade, Wanda enfeitiçou uma cidade inteira. Em transe, os habitantes de Westview ajudavam a compor a fantasia da feiticeira, que ressuscitou seu marido através dos restos mortais do sintozoide.
Apesar de Westview e sua estrutura não estarem diretamente ligadas ao Multiverso, outros elementos e personagens da série são responsáveis por essa conexão. A bruxa Agatha Harkness (Kathryn Hahn) e seu misterioso porão, local onde Wanda começa a descobrir mais detalhes sobre a Magia do Caos, são algumas das primeiras pistas. O poder de Wanda, finalmente apresentada como a Feiticeira Escarlate, é capaz de moldar realidades e destruir todo o cosmos.
Na conclusão da série, a protagonista aparece reclusa em uma cabana, enquanto estuda o Darkhold. O Caos da feiticeira é uma grande ameaça ao Multiverso, e sua presença confirmada em Doutor Estranho 2 é um prato cheio para descobrirmos mais sobre seus novos poderes e potencial.
LOKI
Loki (Tom Hiddleston), o deus da trapaça, apareceu em diversas produções do MCU antes de estrelar sua própria série.
Em Vingadores: Ultimato (2019), vemos que o irmão de Thor (Chris Hemsworth) consegue roubar o Tesseract, e some das vistas do grupo de super-heróis durante o conflito em Nova Iorque.
Na série Loki, do Disney+, descobrimos que a ação do personagem-título desencadeou um evento Nexus, gerando uma variante não planejada pelos guardiões da Linha do Tempo Sagrada.
Ao longo da história, desvendamos alguns segredos da Autoridade de Variação Temporal (AVT), uma espécie de órgão responsável por manter a ordem nas linhas do tempo, evitando uma Guerra Multiversal. Conhecemos também algumas variantes do deus nórdico, como um jacaré, um Loki adolescente e Sylvie (Sophia Di Martino).
Nos capítulos finais, Sylvie e Loki, com a ajuda do agente Mobius (Owen Wilson), vão em busca da verdade sobre as intenções da AVT, e encontram um dos responsáveis por seus destinos: um homem conhecido como "Aquele que Permanece" (Jonathan Majors).
O personagem se apresenta como um guardião do fim dos tempos, e explica que, no passado, todos viviam em um extenso a harmonioso Multiverso. No entanto, uma de suas variantes quebrou as barreiras entre os mundos, e passou a conhecer e se articular com outras versões igualmente mal-intencionadas. A confusão fez com que “Aquele que Permanece” precisasse reparar o próprio erro, fundindo as realidades em uma única linha do tempo e dando origem a AVT, para que vigiasse e exterminasse qualquer tentativa de ramificação temporal.
Na conclusão da primeira temporada de Loki, Sylvie mata o guardião misterioso e, como consequência, o Multiverso se abre. Mobius e B-15 (Wunmi Mosaku) observam o surgimento das infinitas ramificações nos controles da AVT, e tudo já está mudado: Kang, O Conquistador é o provável soberano da nova realidade. O vilão do MCU, também vivido por Jonathan Majors, está confirmado em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, longa que será lançado em 2023.
WHAT IF…?
A série animada, disponível no Disney+, parte de uma premissa muito alinhada ao Multiverso, tema central da Fase 4 do MCU: o desdobramento de realidades e versões alternativas dos nossos personagens favoritos.
Super-heróis zumbis, uma conspiração contra os Vingadores e diversas outras possibilidades são exploradas, capítulo a capítulo. A princípio, os produtores da série não confirmaram que os eventos da animação teriam ligação direta com o MCU, nem mesmo que influenciariam os rumos de novas produções em live-action.
No entanto, a primeira prévia de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura entregou muitas semelhanças com What If…?, principalmente com os detalhes apresentados no episódio 4. Em "E se… o Doutor Estranho perdesse seu coração em vez das mãos?", acompanhamos Strange em uma desesperada tentativa de reverter um evento trágico do passado, enquanto ele cruza com uma versão sombria de si mesmo. Essa variante do Doutor Estranho estará presente no segundo longa solo do herói, assim como outros personagens e momentos aos quais assistimos na série.
HOMEM-ARANHA: SEM VOLTA PARA CASA
Estrelado pelo Homem-Aranha de Tom Holland, Sem Volta Para Casa entregou uma das tramas mais aguardadas pelos fãs do MCU.
Enquanto Stephen Strange tentava ajudar Peter Parker a reverter sua fama indesejada, apagando da memória de todos a identidade secreta do herói, o feitiço não saiu como planejado. O resultado? Vilões de outras realidades, como o Duende Verde (Willem Dafoe), Doutor Octopus (Alfred Molina) e Electro (Jamie Foxx) surgiram na linha do tempo, como num passe de mágica.
A abertura momentânea entre os universos possibilitou o encontro emocionante entre as versões antigas do Teioso, vividas por Tobey Maguire e Andrew Garfield. Ao lado de Holland, o trio protagonizou um dos maiores fan services do cinema, levando a audiência à loucura.
O final do longa, que culmina no retorno dos personagens às suas respectivas realidades, pode ter concluído a questão momentaneamente. Mas quais serão as consequências do ato irresponsável de Strange?
No primeiro trailer de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, inicialmente exibido como uma cena pós-créditos de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, o mago encontra Wanda Maximoff, e o diálogo da dupla deixa explícito que o momento acontece após os eventos de WandaVision e a confusão causada pela Feiticeira Escarlate em Westview. Além de estar presente no título, o Multiverso e seus desdobramentos são explorados nas cenas: vilões que apareceram na série animada What If…?, como a versão sombria de Strange, prometem abalar a trama da continuação.
O longa é dirigido por Sam Raimi, que dá toques de terror característicos à trama, e o elenco ainda é formado por Elizabeth Olsen, Benedict Wong, Rachel McAdams, Chiwetel Ejiofor e Xochitl Gomez.
A estreia de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura acontece no dia 5 de maio, e a pré-venda de ingressos para o longa começa nesta quarta-feira, 6 de abril - garanta o melhor lugar na sessão através do nosso site ou app.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Telegram! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/ingressocom e participe!