- Notícias
- >
- Descubra 8 curiosidades sobre a criação da Disney e celebre os 100 anos de magia!
Descubra 8 curiosidades sobre a criação da Disney e celebre os 100 anos de magia!
Empresa comemora seu centenário na semana que vem

Fundada em 16 de outubro de 1923, a Walt Disney Company completa, na próxima segunda-feira, um centenário de história.
"É extraordinário olhar para o legado de Walt Disney e sua busca incansável pela excelência, que continua a impulsionar a Companhia até hoje", disse Bob Iger, CEO da Walt Disney Company, sobre o seu 100º aniversário.
Em 10 décadas, centenas de desenhos e filmes em live-action foram produzidos, marcando a trajetória da maioria de nós. E para celebrar essa data tão importante, separamos 8 fatos sobre a origem da Disney que ajudam a contar a sua história singular de sucesso:
1 | DOIS IRMÃOS E UM SONHO
Embora Walt Disney seja amplamente reconhecido como o fundador, a companhia originalmente foi chamada de Disney Brothers Cartoon Studio, com Walt e seu irmão, Roy, como parceiros iguais. Contudo, a empresa logo mudou seu nome, por sugestão de Roy, para Walt Disney Studio.
2 | ALICE FOI O INÍCIO DE TUDO
Sabemos que os curtas clássicos do Mickey Mouse são relembrados como alguns dos mais antigos desenhos animados do estúdio e, não à toa, são estrelados pelo personagem mais icônico da Disney. Porém, o camundongo não foi a primeira aposta de Walt para deslanchar seu estúdio: o animador chegou à Califórnia no verão de 1923 e já havia feito um curta em Kansas City, sobre uma garotinha que visitava um mundo de desenhos animados, chamado "Alice’s Wonderland".
Ele decidiu que poderia usá-lo como seu filme piloto para vender uma série, que posteriormente foi chamada de "Alice Comedies", a um distribuidor de Nova Iorque. M. J. Winkler foi contratado para distribuir a "Alice Comedies" em 16 de outubro de 1923, data que marcou o início da empresa.
3 | OSWALD, O COELHO, QUASE ARRUINOU OS PLANOS DA DISNEY
Depois de "Alice Comedies", que mesclava animação e live-action, Walt Disney decidiu apostar em desenhos de vez. Foi aí que ele criou Oswald, o Coelho Sortudo e, apenas em 1927, fez 26 animações do personagem.
Contudo, quando tentou conseguir um investimento de seu distribuidor para uma segunda leva de desenhos, descobriu que ele havia agido pelas suas costas e assinado quase todos os projetos, na esperança de fazer as animações de Oswald em seu próprio estúdio, por um custo mais baixo, e sem Walt Disney. Ao reler seu contrato, Walt percebeu que não possuía os direitos sobre o personagem. Foi uma lição dolorosa para o jovem animador que, a partir de então, cuidou para que fosse o dono de tudo o que produzia.
4 | MICKEY O AJUDOU A DAR A VOLTA POR CIMA
Foi no Hyperion Studio, após a perda de Oswald, que Walt teve que criar um novo personagem: assim nasceu o Mickey Mouse. Ub Iwerks, seu animador-chefe, ajudou Walt a projetar o camundongo, criando também sua personalidade, amada por todos há quase um século.
As primeiras animações estreladas por Mickey eram filmes mudos, o que impossibilitou sua venda, já que as produções sonoras já eram uma revolução cinematográfica à época. Assim, Ub e Walt fizeram um terceiro desenho animado do Mickey Mouse, desta vez com som totalmente sincronizado, chamado "O Vapor Willie" (Steamboat Willie, no original). A animação estreou em 18 de novembro de 1928 no Colony Theatre, em Nova Iorque, e as críticas positivas ajudaram a tornar o Mickey um dos personagens mais populares do planeta.
5 | UMA MÁQUINA DE FAZER OSCAR
Em 1932, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável por promover a premiação do Oscar, criou a categoria de Melhor Curta de Animação. "Flores e Árvores", da Disney, foi o primeiro a receber este prêmio. Durante o restante da década de 1930, todos os ganhadores dessa estatueta foram produzidos pelo estúdio.
6 | A MAIOR BILHETERIA DA HISTÓRIA DO CINEMA
Em 1934, Walt Disney informou a seus animadores que pretendia fazer um longa-metragem, e contou a eles a história de "Branca de Neve e os Sete Anões". Três anos depois, em 21 de dezembro de 1937, o filme chegou aos cinemas, mesmo que alguns dos artistas que o tiraram do papel não acreditassem no seu potencial.
O longa não apenas se tornou um sucesso espetacular, como foi a maior bilheteria da história do cinema, sendo superado pela superprodução "E o Vento Levou" (1939). No Oscar daquele ano, o filme fez com que Walt Disney recebesse um reconhecimento honorário por sua inovação.
Das mãos da pequena Shirley Temple, Disney ganhou uma estatueta padrão do Oscar e outras sete em miniatura, representando os personagens principais do filme.
7 | A DISNEYLAND FOI PENSADA PARA TODOS
Na década de 1950, depois das dificuldades enfrentadas durante a Segunda Guerra Mundial, a Walt Disney Company já havia se reerguido, e passado a produzir novas animações clássicas e filmes em live-action.
No entanto, Walt não parecia satisfeito - ele queria continuar inovando. Pai de duas meninas, ele as levava a zoológicos, circos e outros empreendimentos de entretenimento, mas ele sempre acabava sentado num banco, enquanto apenas as crianças se divertiam.
Entendendo que poderia haver um parque onde pais e filhos pudessem passar bons momentos juntos, após anos de planejamento e construção, a Disneyland foi inaugurada em 17 de julho de 1955.
Desde então, o parque temático tem servido como padrão para todos os complexos de diversão construídos desde a sua inauguração. Walt disse que a Disneyland não seria concluída enquanto houvesse imaginação no mundo, e a afirmação se mantém até hoje: novas atrações são adicionadas regularmente ao parque, que se torna mais popular a cada ano.
8 | O LIVRO DA SELVA E O ADEUS A WALT DISNEY
"Mogli - O Menino Lobo" (1967) foi o último filme produzido por Walt Disney. Inspirado na obra "O Livro da Selva", de Rudyard Kipling, Walt fez questão de tirar todo e qualquer traço sombrio do original. Porém, ele não pôde ver o sucesso que a animação fez nos cinemas - em 1966, Walt faleceu, vítima de um câncer. Após sua morte, seu irmão Roy, com quem fundou a empresa na década de 1920, assumiu novamente os negócios.
A casa do Mickey Mouse e de tantos outros personagens cativantes completa 100 anos, se mantendo como uma das maiores responsáveis por renovar a magia das animações a cada geração e sendo, durante um século, um dos principais pilares da cultura global.
Diversos produtos do estúdio estão sendo lançados como forma de celebrar o seu centenário, dentre eles, a animação "Wish: O Poder dos Desejos", que promove o encontro entre os contos de fada clássicos e modernos, como um presente para os fãs nas telonas.
Dos mesmos produtores de "Frozen - Uma Aventura Congelante" (2014) e "Encanto" (2021), "Wish: O Poder dos Desejos" promete seguir o sucesso das últimas animações do estúdio, e cativar crianças e adultos. O filme estreia no Brasil em 4 de janeiro de 2024, exclusivamente nos cinemas.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Whatsapp! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse o link e participe!