- Notícias
- >
- Diretor revela o motivo de priorizar o uso de efeitos práticos na produção de ‘Alien: Romulus’
Diretor revela o motivo de priorizar o uso de efeitos práticos na produção de ‘Alien: Romulus’
Longa está em cartaz nos cinemas

Na última quinta-feira (15), “Alien: Romulus”, novo capítulo da aclamada saga de terror e ficção científica, estreou nos cinemas do Brasil.
A direção do filme fica a cargo de Fede Álvarez, conhecido por trabalhos marcantes em produções do gênero, como “O Homem nas Trevas” (2016) e “O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface” (2022).
O novo lançamento da franquia do lendário xenomorfo tem sido amplamente elogiado pelo público e pela crítica, e os efeitos práticos do filme têm chamado a atenção. Falando ao ComicBook, Álvarez destacou a importância de utilizá-los durante as filmagens, visando proporcionar aos atores uma experiência mais realista:
“O CGI [imagens realistas geradas por computador] é invisível, então você não pode comparar [com os efeitos práticos]. É realmente o que é melhor para eles e para mim, quando você embarca na aventura de fazer o filme, você tem que ter coisas acontecendo, coisas às quais eles [os atores] possam reagir, coisas que eu possa filmar, e que a gente consiga estar em lugares reais. Eu não entrei no cinema para filmar uma tela verde e lugares vazios que alguém, do mundo da animação, vai construir mais tarde. E assim, eles podem contar em primeira mão a experiência deles sobre o que é estar em um set onde tudo é real, certo?”, explicou o cineasta.
Cailee Spaeny (‘Guerra Civil’), protagonista do longa, também foi entrevistada pelo portal, e afirmou que os efeitos práticos tornam o cenário “mais assustador”:
“Eu sinto que meu cérebro simplesmente sabe quando é CGI. E quando é prático, como o primeiro ‘Jurassic Park’, você sabe. Eu sei que são homens de terno, mas eu acho muito mais assustador porque está bem ali, na sala. Eu espero que o público também sinta isso. Obviamente, foi um deleite para nós, como atores. Fede realmente priorizou o que fosse mais fácil para nós, então filmamos cronologicamente, e qualquer coisa que pudesse ser prática, era prática. Mas eu também acho que, como amantes de cinema, estamos meio que desejando isso de novo”, disse a atriz.
Ambientado entre os acontecimentos de “Alien: O Oitavo Passageiro” (1979) e os de “Aliens, O Resgate” (1986), “Alien: Romulus” segue um grupo de jovens que vasculha os destroços de uma estação espacial abandonada e se depara com a forma de vida mais aterrorizante do universo.
Ao lado de Spaeny, nomes como David Jonsson (‘Endeavour’) Archie Renaux ('Morbius'), Isabela Merced ('The Last of Us'), Spike Fearn ('Aftersun') e a estreante Aileen Wu, compõem o elenco do longa. O roteiro foi escito por Álvarez e Rodo Sayagues, baseado nos personagens criados por Dan O’Bannon e Ronald Shusett.
“Alien: Romulus” está em cartaz nos cinemas – garanta seu ingresso por meio do nosso site ou app.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Whatsapp! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse o link e participe!