- Notícias
- >
- Diretor de ‘Nosso Lar’ revela detalhes sobre ‘Emmanuel’, filme sobre vida do mentor de Chico Xavier
Diretor de ‘Nosso Lar’ revela detalhes sobre ‘Emmanuel’, filme sobre vida do mentor de Chico Xavier
Produção deve iniciar filmagens no fim de 2025 e pretende percorrer dois milênios na história do espírito

A produção de “Nosso Lar 3 – Vida Eterna” continua a todo vapor. No início de julho deste ano, Carol Castro e Fábio Assunção foram confirmados como protagonistas do novo longa, cujas filmagens começaram oficialmente no dia 6 de julho.
Na última segunda-feira (11), a Ingresso.com teve a oportunidade de visitar o set de filmagens do novo longa e bater um papo com Wagner de Assis, diretor e roteirista do filme. Durante a conversa, ao ser questionado sobre as possibilidade de expansão do universo e se havia algo em desenvolvimento, o cineasta revelou detalhes sobre “Emmanuel”, próxima produção da Cinética Filmes:
“A gente tem um trabalho muito potente. Boas histórias espalhadas ao longo de muita coisa. Então, no próximo trabalho a gente vai contar a história do Emmanuel, que é o mentor do Chico Xavier, mas a gente não vai contar a história de uma vida. A gente vai muito além. Vamos contar a história dos últimos 2.100 anos desse espírito que ficou conhecido como Emmanuel”.
O diretor ainda reiterou que para narrar uma história dessa magnitude, a tecnologia será indispensável, mas que não substitui a essência do cinema:
“Pra isso, a gente vai precisar de tecnologia? A gente vai precisar de tecnologia, que são ferramentas espetaculares. O LED é espetacular, mas ele não substitui a boa história, né? E muito menos a Inteligência Artificial substitui a boa história. Mas são ferramentas muito boas e perfeitas, que nos possibilitam ampliar o nosso espectro de realização”.
Por fim, o cineasta compartilhou uma novidade para os fãs, revelando o início da produção e o conceito por trás do projeto:
“Então, no final do ano vamos fazer a vida do Emmanuel, a cinebiografia - é uma espírito-cinebiografia, estou inventando essa palavra -, porque a gente vai contar a história de um espírito ao longo de 2.000 anos. É uma história de amor, entre ele e Lívia, baseada nos livros do Emmanuel, e baseada em algumas vidas relatadas e em como isso tudo em um olhar espiritual é uma coisa só. É um desafio em tanto que vem pela frente”.
Emmanuel foi o mentor espiritual de Chico Xavier, auxiliando-o na psicografia de diversas obras, como “Há Dois Mil Anos” (1939) e “Cinquenta Anos Depois” (1940), transmitindo ensinamentos sobre a doutrina espírita, a moral e a importância da prática do bem.
A Cinética Filmes anunciou a produção de “Emmanuel” em 2024. O filme abordará sete épocas distintas, acompanhando as reencarnações do espírito ao longo do tempo. Baseado em pesquisas, relatos e nos três romances históricos psicografados por Chico Xavier, o filme busca inovar ao utilizar, de forma integrada, painéis de LED e recursos de inteligência artificial para narrar a história.
Demais informações sobre “Emmanuel”, como previsão de estreia nos cinemas ou nomes para o elenco, ainda não foram divulgadas.