- Notícias
- >
- 10 filmes que você amava, mas acabou esquecendo que existiram

10 filmes que você amava, mas acabou esquecendo que existiram
Eles marcaram época nos cinemas e na televisão, mas quase ninguém se lembra deles
Muito antes da popularização da tv por assinatura, em um mundo onde os serviços de streaming nem sonhavam em existir, os grandes lançamentos eram feitos exclusivamente nos cinemas. Depois de um tempo, caso você quisesse rever alguma dessas produções, era preciso contar com a sorte na programação da tv aberta, ou recorrer às quase extintas locadoras - alugando os títulos em VHS ou DVD.
Atualmente, a oferta no digital facilitou a vida daqueles que possuem seus “filmes de cabeceira”, tornando possível rever muitos clássicos e novidades, a qualquer hora. Porém, quem viveu no tempo em que as emissoras de televisão definiam o que assistíamos - com a Sessão da Tarde e o Cinema em Casa, por exemplo -, acabou revendo os mesmos filmes incontáveis vezes, criando memórias afetivas com eles.

Hoje, vamos relembrar algumas dessas pérolas que ficaram marcadas nas gerações da era pré-internet e que, mesmo depois de serem incansavelmente assistidas, foram praticamente esquecidas nos últimos tempos. Será que você se lembra de algum desses filmes?
O ATAQUE DOS VERMES MALDITOS (1990)

O primeiro clássico da nossa lista deu origem a uma série e contou com diversas continuações, mas o primeiro filme da franquia, lançado em 1990, é imbatível em número de reexibições na tv. Estrelado por Kevin Bacon, O Ataque dos Vermes Malditos parte de uma premissa doida e trash, onde os personagens lutam para enfrentar minhocas carnívoras que ameaçam as suas vidas.
O RAPTO DO MENINO DOURADO (1986)

“Viva o Nepal!”, brada Eddie Murphy, em uma passagem engraçadíssima de O Rapto do Menino Dourado, uma das figurinhas repetidas da Sessão da Tarde. No auge de sua carreira, o ator vive um detetive cético, que descobre ser “O Escolhido” para salvar o Menino Dourado, uma criança com poderes especiais que vive no Tibet.
TRÊS SOLTEIRÕES E UM BEBÊ (1987)

Além de divertido e nostálgico, Três Solteirões e Um Bebê guarda uma curiosidade que nem todo mundo conhece: o filme foi dirigido por Leonard Nimoy, o Sr. Spock da série clássica de Jornada nas Estrelas. A trama, que conta a história de um grupo de amigos que precisa cuidar de uma fofa bebezinha, depois que ela é deixada na porta do apartamento que dividem, teve uma sequência lançada em 1990, Três Solteirões e Uma Pequena Dama. No ano passado, um remake da história foi anunciado - o filme será protagonizado por Zac Efron, e deve ser lançado no Disney+.
FLUBBER: UMA INVENÇÃO DESMIOLADA (1997)

Estrelado pelo saudoso Robin Williams, o filme é um remake de O Fantástico Super-Homem, de 1961. Apesar de não ter agradado aos críticos na época, contando com apenas 24% de aprovação no Rotten Tomatoes, a inocência e os efeitos especiais de Flubber: Uma Invenção Desmiolada divertiram muitas crianças dos anos 90. Na trama, Williams vive o professor Philip Brainard, que trabalha para aperfeiçoar um de seus experimentos e tentar salvar o Medfield College. Porém, sua nova fórmula acaba saindo de controle, e ele precisa resolver as coisas para não perder sua noiva, cansada de tanta confusão.
O GÊNIO DO VIDEOGAME (1989)

Apesar de ter sido lançado no final da década de 1980, O Gênio do Videogame impactou gerações mais jovens, devido à quantidade de vezes que foi exibido na tv aberta. O filme é estrelado por Fred Savage, o Kevin do seriado Anos Incríveis, que vive o pequeno Corey. Um dia, ele descobre que seu irmão, Jimmy (Luke Edwards), possui uma incrível habilidade com jogos eletrônicos, e a dupla decide se aventurar pelo país para disputar uma competição de videogame.
DE VOLTA À LAGOA AZUL (1991)

É bem provável que seu antecessor, A Lagoa Azul (1980), seja a referência máxima quando nos lembramos das tardes de cinema em casa. No entanto, De Volta à Lagoa Azul, lançado 11 anos depois, também marcou época. A dupla Milla Jovovich e Brian Krause protagoniza a história, que começa com uma tragédia. Após um surto de cólera em um navio, Sarah (Lisa Pelikan) é deixada para trás e vai parar em uma ilha paradisíaca, com dois bebês. Quando as crianças completam 8 anos, a mulher acaba falecendo, e elas precisam crescer sozinhas e lidar com as descobertas da juventude.
MEU PRIMEIRO AMOR (1991)

Pode parecer inacreditável, mas a história estrelada pelos pequenos Macaulay Culkin e Anna Chlumsky completa 30 anos no próximo dia 27 de novembro. Culkin era um dos atores mirins mais bem-sucedidos de seu tempo, atuando no inesquecível Esqueceram de Mim (1990). O destino de seu personagem no romance infanto-juvenil Meu Primeiro Amor é capaz de levar adultos e crianças às lágrimas até hoje.
QUERIDA, ENCOLHI AS CRIANÇAS (1989)

Ter filhos adolescentes não é uma tarefa fácil. Agora, imagina ter que lidar com as crianças reduzidas ao tamanho de insetos? No filme, o cientista Wayne Szalinski (Rick Moranis) acidentalmente encolhe seus dois filhos e uma dupla de irmãos vizinhos, causando uma confusão sem precedentes. Além das duas continuações já lançadas - Querida, Estiquei o Bebê (1992) e Querida, Encolhi a Gente! (1997) - a produção de um novo filme já foi anunciada, e deve contar com o retorno de Rick Moranis.
OS FLINTSTONES - O FILME (1994)

Já citado acima, o ator Rick Moranis também ficou eternizado no papel de Barney Rubble, no primeiro live-action para os cinemas de Os Flintstones. O grande sucesso de bilheteria tornou mais realista todo o universo criado pelo estúdio Hanna-Barbera, a partir da série animada da década de 1960. Todo mundo se divertiu com os cenários, que recriavam a famosa cidade de Bedrock, e com as atuações de John Goodman, Elizabeth Perkins, Rosie O'Donnell e de uma das maiores estrelas de Hollywood, Elizabeth Taylor.
UMA CILADA PARA ROGER RABBIT (1988)

A mistura de desenhos e live-action foi realizada de forma tão impressionante no filme, que além de ganhar as estatuetas do Oscar de Melhores Efeitos Visuais, Melhor Montagem e Melhor Edição de Som, Uma Cilada Para Roger Rabbit rendeu um prêmio especial da Academia para Richard Williams, pela excepcional direção de animação do longa. É praticamente impossível não se encantar com a trama e estética da produção, que conta com as atuações marcantes de Bob Hoskins e Christopher Lloyd.
Nossa lista nostálgica termina por aqui, mas queremos te fazer um convite: se você é como nós, fã de cinema, e adora ouvir e contar histórias sobre a sétima arte, temos um encontro marcado - em parceria com o Telecine, como forma de celebrar os 125 anos do cinema, teremos uma live muito especial no nosso Instagram:

Renata Boldrini, Caio Muniz e Cris & Panda, do Coxinha Nerd, vão bater um papo sobre a data histórica e também sobre os momentos mais marcantes que eles viveram nas salas de cinema. Se você tem uma história curiosa, romântica ou engraçada que foi marcada por um filme ou sessão de cinema, vem conversar com a gente. Nosso bate-papo acontece no dia 26 de maio (quarta-feira), às 18h - siga a Ingresso.com no Instagram e não perca!