- Notícias
- >
- ‘Tubarão’, filme de Stephen Spielberg que mudou Hollywood, retorna aos cinemas do Brasil
‘Tubarão’, filme de Stephen Spielberg que mudou Hollywood, retorna aos cinemas do Brasil
Exibições comemoram 50 anos de legado do clássico de horror

A Universal Pictures, por meio de comunicado oficial, confirmou o relançamento de “Tubarão” (1975), clássico de Stephen Spielberg, que retorna às telonas em comemoração aos 50 anos de sua estreia.
As sessões especiais da reexibição acontecem no Brasil a partir de 30 de outubro de 2025. Os ingressos para o evento poderão ser adquiridos em breve por meio do site ou aplicativo da Ingresso.com.
A trama acompanha uma série de ataques a banhistas que indica que a pacata praia da cidade de Amity virou o território de caça de um enorme tubarão-branco. Enquanto o prefeito tenta esconder os fatos da mídia, o chefe de polícia local pede ajuda a um oceanógrafo e de um experiente pescador para caçar o animal. Mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.
Lançado em junho de 1975 nos Estados Unidos e chegando em dezembro do mesmo ano no Brasil, “Tubarão” redefiniu a indústria audiovisual. Foi o primeiro filme da história a ultrapassar US$ 100 milhões em bilheteria, cunhando o termo blockbuster, amplamente utilizado hoje em dia. O longa também foi responsável por transformar o calendário de lançamentos de Hollywood, já que o mês de junho era visto como uma “estação fraca” para o cinema, contudo, após a estreia, o período passou a ser o mais aguardado do ano para os grandes lançamentos de Hollywood.
Além disso, o filme recebeu quatro indicação ao Oscar, vencendo em Melhor O sucesso comercial também se estendeu para crítica. O longa recebeu quatro indicações ao Oscar, e levou três, incluindo Melhor Montagem, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora. A icônica música tema de John Williams é, até hoje, considerada uma das composições mais reconhecíveis e influentes da história do cinema.
Mesmo após cinco décadas desde sua estreia, “Tubarão” continua impressionando por sua criatividade, tensão narrativa e impacto cultural duradouro, tornando-se uma referência para a indústria cinematográfica.
