- Notícias
- >
- Conheça ‘Sing Sing’, filme protagonizado por ex-detentos e inspirado em história real
Conheça ‘Sing Sing’, filme protagonizado por ex-detentos e inspirado em história real
Longa foi indicado em três categorias do Oscar

Nesta quinta-feira (13), estreia nos cinemas do Brasil o aguardado “Sing Sing“, longa que rendeu o prêmio de Melhor Ator no Satellite Awards a Colman Domingo, coprotagonista do filme.
Inspirado no programa Rehabilitation Through the Arts (RTA), a trama aborda a resiliência e o poder da arte para transformar vidas. “Sing Sing” acompanha Divine G (Domingo), um homem condenado injustamente, que encontra esperança ao integrar um grupo de teatro formado na prisão.
ELENCO COMPOSTO POR EX-DETENTOS
Clarence “Divine Eye” Maclin e Jon-Adrian “JJ” Velazquez, dupla que atua no filme, já cumpriu pena na penitenciária de Sing Sing, em Nova York - Velazquez, inclusive, foi acusado de um assassinato que não cometeu, e ficou detido injustamente por 27 anos.
Durante o período na prisão, Maclin e Velazquez integraram o programa RTA, uma iniciativa sem fins lucrativos que tem o objetivo de ressocializar pessoas por meio das artes cênicas. Além deles, atores como David Giraudy, Miguel Valentin e John Whitfield são outros participantes do RTA que integram o elenco.
“SING SING” NA CORRIDA PELO OSCAR 2025
O filme concorre em três categorias da premiação: Melhor Canção Original, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator, para Colman Domingo.
PRIMEIRO FILME DA HISTÓRIA A ESTREAR NOS CINEMAS E NAS PENITENCIÁRIAS
Lançado no último dia 17 nos Estados Unidos, o filme contou com estreia simultânea nos cinemas e prisões norte-americanas, fato inédito no país. A iniciativa foi possível graças a uma parceria entre a A24, o RTA e a Edovo, ONG que cria currículos para presos acessarem via tablets em mais de 1100 instalações correcionais dos Estados Unidos.
PASSAGENS REAIS SE MESCLAM À FICÇÃO
Há uma cena em “Sing Sing” em que os personagens estão ensaiando para desempenhar papéis distintos. Acontece que, na realidade, essas são as fitas das audições que a produção utilizou para escolher o elenco do filme.
ACLAMADO PELA CRÍTICA
Além do reconhecimento na temporada de premiações, “Sing Sing” foi amplamente elogiado pela crítica especializada. No Rotten Tomatoes, o longa acumula 97% de aprovação.
Dirigido por Greg Kwedar, “Sing Sing” é roteirizado por John H. Richardson, Brent Buell e Clint Bentley - garanta o seu ingresso por meio do nosso site ou app.