- Notícias
- >
- Conheça 'Os Rejeitados', comédia dramática que vem se destacando na temporada de premiações
Conheça 'Os Rejeitados', comédia dramática que vem se destacando na temporada de premiações
Filme já ganhou mais de 30 prêmios, e estreia no Brasil nesta quinta (11)

Na noite de ontem (7), aconteceu a 81ª cerimônia do Globo de Ouro, evento que tradicionalmente premia os melhores do cinema e da televisão do ano anterior.
"Oppenheimer" foi o grande vencedor desta edição, levando cinco estatuetas para casa. Entretanto, não foi apenas o filme de Christopher Nolan que ganhou destaque na noite deste domingo: além de "Barbie", "Assassinos da Lua das Flores" e "Pobres Criaturas", o emocionante "Os Rejeitados" (The Holdovers) foi laureado com os prêmios de Melhor Ator em Filme Comédia/Musical, para Paul Giamatti; e Melhor Atriz Coadjuvante em Filme, recebido por Da'vine Joy Randolph.
A dupla concorreu com nomes de peso, como Emily Blunt, Danielle Brooks, Jodie Foster, Jeffrey Wright e Joaquin Phoenix. Contudo, a química que ambos constroem em "Os Rejeitados", que estreia no Brasil nesta semana, ajudou a tornar suas atuações ainda mais memoráveis.
A HISTÓRIA DE "OS REJEITADOS"
Paul Giamatti interpreta o rabugento Paul Hunham, professor do internato Barton Academy na década de 1970. Durante as férias de inverno da tradicional escola dos Estados Unidos, os estudantes costumam passar duas semanas de recesso em suas casas, para que possam celebrar as festas de final de ano em família.
Porém, sempre existem aqueles que não têm para onde ir, e permanecem na Barton, aguardando a volta às aulas. Esses jovens são apelidados de "os rejeitados" e, desta vez, estarão sob os cuidados de Hunham. Ao longo da narrativa, a história se centra no professor, no estudante Angus (Dominic Sessa) e na cozinheira Mary (Da'vine), e em como se dá a relação entre essas três improváveis companhias.
UM MERGULHO PESSOAL EM UMA ÉPOCA
Além de uma típica jornada de amadurecimento, "Os Rejeitados" ainda explora o contexto histórico no qual se insere, e que parece bastante nostálgico para o diretor: a derrota dos EUA na Guerra do Vietnã, a crise que assolou o país no período e o consequente abismo social que divide os protagonistas.
As trocas entre Angus e Paul não apenas evidenciam o quanto o imaturo estudante e o professor experiente têm a aprender um com o outro, mas também ajudam a entender as diferenças entre a maioria dos estudantes da Barton, quase todos membros da elite do país, e os funcionários da instituição.
Os figurinos e a ambientação convidam o espectador a viajar diretamente para a década de 1970, assim como a simulação de uma filmagem em 35mm repleta de ruídos, que remetem aos filmes da época. Graças à pós-produção primorosa, foi possível transformar uma captação 100% digital em um visual retrô convincente.
"Os Rejeitados" foi integralmente filmado em locações reais, dentre elas, ambientes situados na Fairhaven High School, em Massachusetts, ocupados pela equipe durante as férias escolares de fevereiro de 2022. Na ocasião, uma tempestade de neve de fato assolou os arredores da instituição, e a produção aproveitou o clima para gravar grande parte das cenas do longa, que se passa durante um rigoroso inverno.
ELOGIOS DA CRÍTICA
Depois de ser exibido em sessões lotadas no Festival de Cinema de Telluride e no Festival de Toronto do ano passado, "Os Rejeitados" começou a chamar a atenção da crítica, que destacou as performances, o roteiro e a mistura única de coração e humor, típica do diretor Alexander Payne ('Pequena Grande Vida' e 'Nebraska').
"Nós rimos com esses personagens, choramos com eles, e simplesmente amamos estar perto deles. Um clássico instantâneo", resumiu Preston Barta, do jornal Denton Record-Chronicle.
No agregador de críticas Rotten Tomatoes, "Os Rejeitados" garantiu 96% de aprovação dos especialistas, além do Certified Fresh, selo dado aos filmes mais bem-avaliados da plataforma. No IMDB, a comédia dramática ostenta a nota 8/10, além de impressionantes 82 pontos no Metascore do Metacritic.
O destaque também se reflete na temporada de premiações: além do Globo de Ouro, o longa já levou dezenas de outras estatuetas para casa, totalizando, até o momento, 38 prêmios. Entre os filmes mais reconhecidos de 2023, ele só perde para "Oppenheimer", que acumula 106 títulos.
Com roteiro de David Hemingson, o filme ainda é estrelado por Carrie Preston, Brady Hepner, Ian Dolley, Jim Kaplan, Michael Provost, Andrew Garman e Naheem Garcia. "Os Rejeitados" estreia no Brasil nesta quinta-feira, 11 de janeiro, exclusivamente nos cinemas - garanta o seu ingresso por meio do nosso site ou app.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Whatsapp! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse o link e participe!