Logo da Ingresso.com
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
  • Início
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
Conheça a história real da família Smurl, caso paranormal que inspirou ‘Invocação do Mal 4’ - Ingresso.com
  • Notícias
  • >
  • Conheça a história real da família Smurl, caso paranormal que inspirou ‘Invocação do Mal 4’

Conheça a história real da família Smurl, caso paranormal que inspirou ‘Invocação do Mal 4’

Último filme da franquia de terror já está em cartaz

Pamela Cordeiro
09/09/2025 | 13:58Atualizado em: 09/09/2025 | 14:03
Ver sessões
Conheça a história real da família Smurl, caso paranormal que inspirou ‘Invocação do Mal 4’

A franquia de terror mais bem-sucedida dos últimos tempos chega ao seu capítulo final. Já em cartaz nos cinemas brasileiros, “Invocação do Mal 4: O Último Ritual” encerra a linha principal da saga iniciada em 2013, e traz às telonas o único caso não solucionado pelo casal Warren.

Comprar ingressos para “Invocação do Mal 4: O Último Ritual”

Reconhecidos mundialmente como os mais famosos demonologistas da cultura popular, o casal Ed e Lorraine Warren se tornaram figuras conhecidas nos Estados Unidos, e posteriormente em todo o mundo, ao investigar atividades paranormais. Seus relatos, registros e arquivos renderam diversos livros e serviram de inspiração para os filmes da franquia.

Ao longo das décadas, os Warren investigaram inúmeros episódios envolvendo possessões, aparições e maldições, que desafiaram qualquer explicação lógica. Entre esses casos, um especial se destacou pelo grau de violência e persistência das manifestações, sendo o único que o casal não conseguiu resolver – e que agora serve como base para o último capítulo da franquia.

[CUIDADO! O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DE “INVOCAÇÃO DO MAL 4: O ÚLTIMO RITUAL"]

Faça parte do canal do Whatsapp da Ingresso.com e fique por dentro de promoções e das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop!

A TRAMA DE “INVOCAÇÃO DO MAL 4: O ÚLTIMO RITUAL” É BASEADA EM UMA HISTÓRIA REAL?

Sim, o enredo do mais novo filme da franquia “Invocação do Mal” é inspirado em fatos, mais precisamente no caso da família Smurl, que afirmava viver sob tormento de forças sobrenaturais em sua casa, na Pensilvânia, até chamar a atenção de Ed e Lorraine Warren.

Tudo começou em 1973, quando Jack e Janet Smurl se mudaram com a família para um duplex em West Pittson, na Pensilvânia, após perderem a antiga casa em uma enchente. Em busca de um novo começo, Jack investiu todo o dinheiro que tinha para reformar a casa, contudo, mal teve tempo de se estabelecer com a família, quando coisas estranhas começaram a acontecer.

De início, os ataques eram sutis, apenas com objetos desaparecendo e algumas falhas elétricas ocorrendo. Contudo, logo sinais estranhos surgiram com maior frequência: barulhos inexplicáveis, odores súbitos de enxofre e decomposição e visões de figuras flutuantes. Segundo Janet, os ataques pioraram após o nascimento das filhas gêmeas, partindo para manifestações físicas, com as filhas mais velhas do casal sendo empurradas escada abaixo e o cachorro sendo arremessado contra a parede. Jack e Janet afirmaram terem sido até mesmo agredidos sexualmente por entidades invisíveis.

Após o ocorrido, os Smurls procuraram a Igreja Católica - que enviou padres para realizar bênçãos e exorcismos -, mas nada parecia conter as forças malignas que os assombravam.

No meio disso tudo, os vizinhos começaram a se ressentir da família e da atenção negativa que estavam recebendo, de forma que passaram a hostilizar os Smurls, chegando até a atirar tijolos contra a residência. Isolados em uma comunidade hostil do lado de fora e por forças desconhecidas do lado de dentro, os Smurls não sabiam mais o que fazer.

A CHEGADA DOS WARREN

Diante do desespero, a família buscou a ajuda de Ed e Lorraine Warren, indicados por uma conhecida da região que já havia passado por experiências similares. Os Warren chegaram em 1986 e documentaram toda a investigação, resultando em horas de gravações, anotações e fotografias, que podem ser encontrados no livro “Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas”, que conta mais sobre o caso.

De acordo com Ed, a investigação revelou a presença de quatro entidades sobrenaturais na casa: uma mulher idosa, uma jovem com potencial para violência, um homem que morreu na residência e um demônio. Segundo os Warren, o demônio usava os outros três espíritos para fragilizar e atacar a família.

Durante os meses de pesquisa, os Warren enfrentaram diversos episódios de atividade paranormal. Eles relataram quedas bruscas de temperatura, aparições e até mesmo manifestações físicas. Em um ponto da investigação, Ed relatou ter encontrado uma mensagem rabiscada no espelho, onde as entidades exigiam que ele e Lorraine fossem embora. Apesar de todos os esforços, o casal nunca conseguiu encerrar o caso completamente, se tornando o único de suas carreiras sem uma resolução definitiva.

Os Smurls, contudo, relataram que, com o tempo, após uma nova rodada de orações, os fenômenos cessaram subitamente.

CONTROVÉRSIAS SOBRE O OCORRIDO

Como ocorre com grande parte dos casos paranormais, o relato dos Smurls foi amplamente contestado. Críticos expuseram relatórios médicos provando que o julgamento de Jack estava comprometido por causa de uma cirurgia cerebral feita em 1983. Além disso, investigadores paranormais independentes revelaram, após visitar a casa, que não encontraram evidências claras de assombração. Até mesmo a Igreja Católica relatou que os padres enviados a propriedade à época, afirmaram não terem observado nada fora do comum quando realizaram os rituais de expulsão.

Iniciada em 2013, a série “Invocação do Mal” alcançou enorme sucesso de público e crítica, originando dois spin-off renomados - “Anabelle” (2014) e “A Freira” (2018) - ambos com sequências já realizadas. Ao todo, o universo cinematográfico soma oito filmes, que juntos já arrecadaram mais de US$ 2 bilhões em bilheteria global.

O roteirista David Leslie Johnson e o diretor Michael Chaves, responsáveis por “Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio” (2021), retornam aos seus respectivos cargos no novo projeto que também marca o retorno de Patrick Wilson e Vera Farmiga nos papéis de Ed e Lorraine Warren, respectivamente. James Wan (‘Jogos Mortais’), criador da franquia, atua como produtor, ao lado de Peter Safran.

“Invocação do Mal 4: O Último Ritual” já está em cartaz no Brasil – garanta seus ingressos através do nosso site ou app.

Ver todas as notíciasVer sessões