Como surgiu e quem foi o primeiro Godzilla dos cinemas?
Conheça a história do personagem e do ator que viveu o kaiju nos filmes originais
Godzilla é um dos personagens mais populares da cultura pop. Com dezenas de filmes lançados ao longo de quase 70 anos, o monstro carrega uma legião de fãs no seu país de origem, o Japão, e ao redor de todo o mundo. Porém, apesar de ter tido alguns filmes com um certo apelo cômico ao longo de sua história, a origem do kaiju não é tão bem-humorada quanto pode parecer.
Um dos gigantes apresentados em Godzilla vs. Kong, filme que já conta com sessões especiais nos cinemas, tem como fonte de inspiração guerras e acidentes que assolaram o Japão. Descubra alguns detalhes sobre a sua origem e outras curiosidades que envolvem a história do Rei dos Monstros:
GODZILLA E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Em 1945, já no final da Segunda Guerra, o Japão enfrentou um verdadeiro pesadelo: as cidades de Hiroshima e Nagasaki sofreram ataques de bombas atômicas lançadas pelo governo dos Estados Unidos. Em agosto desse ano, centenas de milhares de pessoas foram mortas ou gravemente feridas por essas explosões.
Anos mais tarde, em 1954, outro evento abalou a terra do sol nascente: um navio pesqueiro japonês, chamado de Lucky Dragon 5, naufragou logo após ser atingido por testes nucleares norte-americanos.
Depois desses trágicos acontecimentos, o país nunca mais foi o mesmo. Os japoneses passaram a viver assombrados pelas ameaças nucleares, e mesmo quase uma década depois, a sociedade ainda lutava para se reestabelecer do primeiro ataque.
Foi construindo uma metáfora desse terror nacional que o monstro Gojira, conhecido mundialmente pela tradução Godzilla, foi criado. Como um mutante fruto da radiação, o personagem misturou características de alguns dinossauros e outros répteis.
Gojira, seu nome em japonês, é uma junção das palavras gorira (gorila) e kujira (baleia), representando sua força e origem aquática. Seu vigor e tamanho, além de seu potencial devastador, são a personificação do medo gerado no país pelo início da era atômica.
A PRIMEIRA APARIÇÃO: GODZILLA (1954)
O primeiro filme de Gojira (no original) foi lançado em 1954. A criação do personagem é atribuída a diversos profissionais, como o produtor Tomoyuki Tanaka e o cineasta Ishirō Honda. Porém, foi Eiji Tsuburaya, especialista em efeitos especiais, um dos maiores responsáveis por fazer toda a magia acontecer.
Na década de 1950, os efeitos práticos eram a única forma de tornar possível um filme nesse estilo, onde uma criatura colossal é capaz de destruir cidades inteiras em minutos. Com a ajuda da equipe, Eiji criou miniaturas do personagem para gravar algumas cenas. Porém, técnicas hollywoodianas como o stop motion eram muito custosas, e a produção precisava baratear e acelerar todo o processo de filmagem.
Diante destas necessidades, Eiji Tsuburaya criou a técnica cinematográfica chamada de suitmation, que no caso do filme, consistia em um ator vestido como o Godzilla, interagindo com maquetes em pequena escala. Desta forma, foi possível construir a ilusão de um monstro gigante nas telonas.
HARUO NAKAJIMA: O HOMEM QUE DEU VIDA AO GODZILLA
Embora sempre estivesse com seu rosto coberto, Haruo Nakajima interpretou o personagem por quase duas décadas. O ator deu vida a Godzilla desde o seu lançamento nos cinemas, e quem pensa que vestir a fantasia do kaiju era um trabalho fácil, se engana.
Como nenhuma roupa como aquela havia sido feita antes, o primeiro traje pesava mais de 100kg. Além disso, a parte interna da fantasia arranhava a pele de quem a vestisse. Depois de alguns testes, a equipe precisou preparar uma roupa mais adequada. Agora, apesar de não causar mais ferimentos ao ator, a nova vestimenta ainda pesava 90kg, o que dificultava a locomoção do intérprete.
Haruo Nakajima viveu Godzilla em 12 longas-metragens. A última vez que o ator vestiu o traje do kaiju foi no filme Godzilla vs. Gigan, em 1972. Depois disso, ele se aposentou como suit actor.
Além de Godzilla, Nakajima interpretou diversos kaiju, como Gaira e King Kong. Como ator regular, ele participou de outros filmes e de um dos maiores sucessos da televisão japonesa, o seriado Ultraman.
Haruo Nakajima faleceu em 2017, aos 88 anos. Durante boa parte de sua vida, o astro frequentou feiras e eventos que celebravam a cultura pop, e segue sendo um grande ídolo de muitas gerações. Alguns anos antes de sua morte, em 2010, o ator lançou uma autobiografia, intitulada Monster Life: Haruo Nakajima, the Original Godzilla Actor (Vida de Monstro: Haruo Nakajima, o Ator Original de Godzilla, em tradução livre).
Ao longo dos anos, com os avanços das técnicas de CGI, os filmes do Godzilla foram totalmente transformados. A franquia norte-americana foi reiniciada em 2014, com o lançamento de Godzilla, um dos títulos do Monstroverso da Warner Bros.
O último filme da saga, Godzilla vs. Kong, impressiona pela qualidade dos efeitos especiais. O confronto dessas duas forças da natureza já está em exibição nos cinemas, e você pode garantir o seu ingresso através do nosso site ou app.