- Notícias
- >
- Conheça o caso JonBenét Ramsey, história real que inspirou o terror 'Longlegs - Vínculo Mortal'
Conheça o caso JonBenét Ramsey, história real que inspirou o terror 'Longlegs - Vínculo Mortal'
Crime aconteceu na década de 1990 e permanece sem solução

[CUIDADO! ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS DO FILME "LONGLEGS - VÍNCULO MORTAL"]
Nesta quinta-feira (29), chegou aos cinemas do Brasil "Longlegs - Vínculo Mortal", um dos filmes de horror mais aguardados do ano. Na trama, Maika Monroe dá vida a uma agente do FBI que investiga assassinatos cometidos por um serial killer, interpretado por Nicolas Cage.
A terrível onda de crimes, os personagens e situações retratados em "Longlegs" não aconteceram de fato, contudo, uma trágica história real inspirou o roteiro do longa, de acordo com Osgood Perkins, diretor da produção.
"Foi o caso de JonBenét Ramsey. Eu estava bastava interessado nesse caso. Ele aconteceu perto do Natal e, no livro, diz que os pais tinham feito uma boneca igual a ela, em tamanho real. A boneca estava vestida como ela, numa caixa de papelão no porão, quando o crime aconteceu", revelou o cineasta, em um vídeo divulgado no Instagram da NEON, produtora do filme.
QUEM FOI JONBENÉT RAMSEY?
Em 6 de agosto de 1990, Patricia "Patsy" Ann Ramsey deu à luz JonBenét Patricia Ramsey, uma menina que viria a brilhar nos palcos ainda na infância. Patricia e John Bennett Ramsey, seu marido, já eram pais de Burke Ramsey, que nasceu em janeiro de 1987.
Ao longo dos anos, Patricia, que já havia participado de concursos de beleza na juventude, inscreveu JonBenét em diversas competições infantis, tornando a menina uma miss mirim bastante popular na região de Boulder, no Colorado. Os figurinos e perucas chamativos usados por JonBenét nos concursos imortalizaram sua figura.
O QUE ACONTECEU COM ELA?
A trajetória da pequena estrela da beleza foi interrompida precocemente: em 26 de dezembro de 1996, aos 6 anos de idade, JonBenét desapareceu. Patsy contatou a polícia para informar sobre o sumiço da filha, e uma carta de quase três páginas, supostamente escrita pelos sequestradores, foi achada na casa, exigindo o pagamento de 118 mil dólares pelo resgate da menina.
Porém, poucas horas após a polícia entrar no caso, o corpo da garotinha foi encontrado no porão dos Ramsey. A autópsia concluiu que JonBenét havia morrido por estrangulamento, e uma grave lesão em sua cabeça também fora constatada. O corpo da menina apresentava sinais de violência sexual.
Ao longo da investigação, os pais de JonBenét e seu irmão Burke, que tinha quase 10 anos à época, tornaram-se suspeitos. Uma década depois, um ex-professor de JonBenét, John Mark Karr, foi preso por envolvimento com pornografia infantil. Ele chegou a confessar o assassinato, mas alguns de seus parentes insistiram que Karr não estava no Colorado na época do homicídio. O DNA do criminoso não era compatível com o encontrado no corpo de JonBenét, e ele não foi a julgamento por falta de provas.
Em dezembro de 2023, o Departamento de Polícia de Boulder, onde o crime ocorreu, declarou que uma equipe especializada se prepara para realizar uma revisão no caso JonBenét, que permanece sem solução.
À Fox News, John Bennet, hoje com 80 anos, disse que “ainda há esperança de algum movimento e progresso com base na nova liderança e na organização”, e espera que o crime cometido contra sua filha seja esclarecido. Patsy, a mãe da menina, morreu em 2006, em decorrência de um câncer de ovário.
COMO O CASO JONBENÉT INSPIROU O ROTEIRO DE "LONGLEGS"?
A trágica morte da menina envolveu diversas circunstâncias macabras e sinistras, dentre elas, a presença de uma boneca em tamanho real na cena do crime, que vestia roupas da menina e se parecia muito com ela.
Em entrevista ao Inverse, o diretor de "Longlegs - Vínculo Mortal" disse que a questão relacionada aos bonecos no filme, e o motivo pelo qual o assassino utiliza essas criações satânicas para levar o mal à casa das vítimas, foram inspirados no caso de JonBenét. Na trama, os bonecos compõem um plano que envolve uma espécie de lavagem cerebral nos pais das crianças, que acabam convencidos a matar suas famílias.
“Como os bonecos de vodu, se você quer infligir algo a alguém, você faz um boneco como ele e o cutuca. Se você quer derrubar um regime, você faz uma efígie de um político e a queima nas ruas. Fantoches, efígies, esculturas, estátuas, bonecos – tudo isso fazia parte da magia do mundo que eu queria criar", explicou Perkins.
“O assassinato aconteceu perto do Natal, e um presente que os pais deram a JonBenét foi uma réplica sua como uma boneca em tamanho real, usando um de seus vestidos de concurso. A boneca estava em uma caixa de papelão no porão, a 4,5 metros de onde ela foi morta, e havia algo tão insano nisso que eu acabei considerando”, concluiu o cineasta.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Whatsapp! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse o link e participe!