- Notícias
- >
- Afinal, qual Batman é o melhor? Conheça os atores que já interpretaram o super-herói
Afinal, qual Batman é o melhor? Conheça os atores que já interpretaram o super-herói
Christian Bale, Michael Keaton, Adam West… quem é o seu favorito?

Batman, o alter ego do milionário Bruce Wayne, é um super-herói que dispensa apresentações. Um dos maiores ícones da cultura pop mundial já foi tema de diversas adaptações, sendo a estrela de séries, filmes, quadrinhos e jogos eletrônicos por quase um século.
Nos cinemas e na televisão, muitos astros deram vida ao Homem-Morcego, e cada um contribuiu, da sua maneira, para que o herói se tornasse ainda mais popular.
Nesta lista, separamos todos os atores que já interpretaram Bruce Wayne/Batman, e como cada um deles ajudou a transformar o imaginário do personagem para sempre. Será que você se lembra de todas as versões em live-action do super-herói? Confira abaixo:
LEWIS G. WILSON | BATMAN (1943)

Muito antes de Adam West ganhar o mundo como o personagem na década de 60, Lewis G. Wilson deu as caras como a primeira versão cinematográfica do Homem-Morcego.
O ator, que não teve muitos outros trabalhos creditados a ele, estrelou o cinesseriado "Batman" (no Brasil, "O Morcego"), apenas quatro anos após a primeira aparição de Bruce Wayne nos quadrinhos. Nos anos 40, o formato era bastante popular, e consistia em produções divididas em capítulos exibidos nas telonas.
Lewis acabou se afastando do mundo do entretenimento e faleceu em 2000, aos 80 anos. Michael G. WIlson, seu filho, seguiu no ramo do pai, atuando como roteirista e produtor de diversos filmes da franquia 007.
ROBERT LOWERY | BATMAN & ROBIN (1949)

Ainda em formato de cinesseriado, Robert Lowery viveu o personagem em "Batman & Robin" (ou "A Volta do Homem-Morcego"), outra produção da Columbia Pictures.
Embora Lewis G. Wilson tenha interpretado o herói poucos anos antes, foi bastante criticado à época, por seu tom de voz elevado e seu físico considerado fora do padrão para um super-herói.
Ao contrário de Wilson, que viveu Bruce Wayne com apenas 23 anos, Robert Lowery já era um veterano na atuação, assumindo o manto aos 36. O ator fez sucessos como "A Marca do Zorro" (1940) e "A Casa dos Horrores" (1946), e sua versão do Batman acabou superando, segundo os fãs, a de seu antecessor.
ADAM WEST | BATMAN (1966)

Adam West deu vida ao herói em uma das mais bem-sucedidas adaptações do personagem. Embora a série "Batman" esteja descolada das versões atuais mais realistas, o seriado foi um verdadeiro fenômeno televisivo, garantindo reprises por anos a fio.
Ao lado de Burt Ward, que interpretou Dick Grayson/Robin na comédia, West estrelou as três temporadas do programa. Depois do sucesso estrondoso da primeira leva de episódios, o elenco expandiu o universo para os cinemas, em um longa-metragem também lançado em 1966.
Quase 40 anos mais tarde, em 2003, a Dupla Dinâmica da série retornou em "De Volta à Batcaverna". O filme traz os atores, já na terceira idade, revivendo momentos do show e contando curiosidades sobre os bastidores do sucesso que marcou época.
MICHAEL KEATON | BATMAN (1989)

Bruce Wayne enfrentou um hiato de produções em live-action de mais de três décadas, e Hollywood resolveu dar uma nova chance ao personagem em "Batman", longa-metragem dirigido por Tim Burton.
Michael Keaton foi o escolhido para dar vida ao Homem-Morcego desta vez, sob o comando de um cineasta com quem havia trabalhado recentemente em "Os Fantasmas se Divertem" (1988).
Esse filme anterior, inclusive, gerou um ruído nas expectativas de Keaton para o papel, que na época sofria o estigma de atores oriundos da comédia. Embora poucos acreditassem que o astro seria capaz de dar conta de uma versão sombria do personagem, a parceria com Burton foi incrivelmente bem-sucedida.
Com a ajuda de Jack Nicholson, que viveu um Coringa perturbado e inesquecível no longa, o ator conseguiu compor o tom gótico e expressionista da produção, que se manteve na sequência "Batman: O Retorno" (1992).
VAL KILMER | BATMAN ETERNAMENTE (1995)

Desde o primeiro filme que dirigiu da franquia, Tim Burton enfrentou uma série de divergências criativas com os produtores da saga. Assim, embora ainda tenha mantido envolvimento com o projeto, a direção de "Batman Eternamente" ficou a cargo de Joel Schumacher.
A decisão do estúdio fez com que Michael Keaton desistisse de viver o Batman pela terceira vez, e Val Kilmer encarou o desafio de substituir o ator, amplamente elogiado nos dois filmes anteriores.
As críticas sobre o filme e o trabalho de Kilmer foram mistas, mas os desentendimentos entre ele e Schumacher nos sets, revelados em algumas entrevistas concedidas pelo cineasta, culminaram no afastamento definitivo do ator, que estrelou apenas uma produção da franquia.
GEORGE CLOONEY | BATMAN E ROBIN (1997)

Em "Batman Eternamente", o trabalho de Joel Schumacher já havia demonstrado que o diretor seguia por uma linha bem diferente da escolhida por Tim Burton: a comicidade era muito mais presente, substituindo a excentricidade do antecessor.
Porém, muitos acreditam que Schumacher pesou a mão em "Batman e Robin", tornando o Bruce Wayne de Clooney uma piada sem graça. Mamilos que saltavam de seu uniforme, a cena do "Batcard" e a atuação controversa de Arnold Schwarzenegger como o Senhor Frio (Mr. Freeze) afundaram a antologia de uma vez por todas.
Felizmente, o insucesso não prejudicou a carreira de George Clooney, que acabou tornando-se o astro que conhecemos logo depois. "Irresistível Paixão" (1998) e "Onze Homens e um Segredo" (2001), aclamados por público e crítica, são exemplos que ajudaram o ator a superar o revés de "Batman e Robin".
CHRISTIAN BALE | BATMAN BEGINS (2008)

Seguindo a linha pautada por HQs mais modernas do personagem, como Cavaleiro das Trevas e Ano Um, ambas de Frank Miller, o cineasta Christopher Nolan pôde explorar o que Tim Burton tentou no passado, mas acabou sendo incompreendido pelo estúdio.
O Bruce Wayne de Christian Bale foi o primeiro a se aprofundar nas origens realistas do personagem, trazendo para as telonas os dramas psicológicos enfrentados pelo bilionário e explicando os porquês de sua natureza vingativa.
O ator estrelou toda a trilogia de Nolan, formada por "Batman Begins" (2005), "Batman: O Cavaleiro das Trevas" (2008) e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012). No longa de 2008, considerado um dos melhores já feitos sobre o personagem, Heath Ledger roubou a cena como um Coringa exemplar, levando um Oscar póstumo por seu trabalho no filme.
BEN AFFLECK | BATMAN VS SUPERMAN - A ORIGEM DA JUSTIÇA (2016)

Assim que Ben Affleck foi anunciado com o novo Batman cinematográfico, os fãs instintivamente associaram o seu desempenho no longa "Demolidor - O Homem sem Medo" (2003), no qual também viveu um super-herói afetado por um passado conturbado.
A estreia do ator aconteceu em "Batman Vs Superman - A Origem Da Justiça" (2016), marcando o encontro épico entre os dois personagens mais emblemáticos da DC Comics.
Zack Snyder, diretor do longa, acabou fazendo algumas apostas arriscadas para o personagem, e o emprego de uma voz modulada e ultraviolência dividiram opiniões na época.
Contudo, após o lançamento de "Liga da Justiça - Snyder Cut" (2021), muitos voltaram a abraçar Affleck como uma versão perfeita do herói.
ROBERT PATTINSON | BATMAN (2022)

Alvo de extrema resistência por parte do público, que insistia em associar o ator ao papel vivido na saga Crepúsculo, Pattinson conseguiu provar seu valor no novo “Batman”.
Matt Reeves, diretor do longa, acompanhou o trabalho do astro em filmes como "Bom Comportamento" (2017), e revelou que o desempenho do ator em produções mais cults ajudou a selecioná-lo para o papel:
“Nesse filme você pode realmente sentir sua vulnerabilidade e desespero, mas também pode perceber o seu poder. Achei uma ótima combinação. Ele tem aquela coisa de Kurt Cobain, que ele parece uma estrela do rock, mas você também sente que ele poderia ser um cara recluso”, explicou Reeves, um pouco antes do lançamento.
A versão de Pattinson é aquela na qual a veia detetivesca do herói mais se sobressai, sem deixar de lado seus dramas pessoais e sua natureza rancorosa. Vilões como Pinguim (Colin Farrell), Mulher-Gato (Zoë Kravitz) e Charada (Paul Dano) também são alvo de elogios, ajudando na construção de uma Gotham City sombria, violenta e misteriosa - assim como seu morador mais famoso.
BÔNUS: DAVID MAZOUZ | GOTHAM - IAIN GLEN | TITÃS - DAVID ALEXANDER MILLER | GOTHAM KNIGHTS

"Gotham" e "Gotham Knights", séries inspiradas no universo do Homem-Morcego, focam em outros personagens e detalhes dos quadrinhos, enquanto o Batman e sua luta contra o crime acabam ficando em segundo plano.
"Gotham" trouxe o jovem David Mazouz na pele de Bruce, rodeado de vilões clássicos das HQs. O Batman, de fato, só surge no show em sua última temporada, quando há um salto temporal de uma década. Nos episódios finais, Mazouz enfim assume o manto do herói.
O mesmo acontece em "Gotham Knights", cuja primeira temporada estreou este ano. David Alexander Miller interpreta Bruce Wayne em apenas um episódio, no qual acaba perdendo a vida. A série se desenrola a partir daí, e seu filho adotivo forja uma aliança com os inimigos de Bruce, que acabarão se tornando os novos salvadores da cidade.
Já em "Titãs", da HBO Max, Iain Glen, o eterno Sir Jorah Mormont de "Game of Thrones", dá vida a um Batman mais velho, que provavelmente combate as injustiças há mais de 30 anos. Muitos fãs afirmam que o mergulho do ator no psicológico perturbado do personagem faz dele um de seus melhores intérpretes, embora ele apareça em poucos episódios do seriado.
Em "The Flash", o legado da DC Comics é celebrado, e a história revisita duas versões marcantes do Homem-Morcego: Michael Keaton e Ben Affleck retornam ao papel de Bruce Wayne na trama.
No filme, Barry Allen (Ezra Miller) se envolve em viagens no tempo e visita realidades alternativas, na tentativa de alterar alguns eventos trágicos do passado. O elenco do longa ainda é formado por Sasha Calle, Maribel Verdú, Ron Livingston, Kiersey Clemons e Michael Shannon.
"The Flash" estreou nos cinemas do Brasil na semana passada, e segue em cartaz nas telonas - garanta o melhor lugar na sessão por meio do site ou app da Ingresso.com.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Telegram! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/fasdecinemabr e participe!