- Notícias
- >
- Batman | Relembre todos os vilões dos filmes do herói, e descubra como os atores estão hoje em dia

Batman | Relembre todos os vilões dos filmes do herói, e descubra como os atores estão hoje em dia
O que os artistas responsáveis por interpretar os principais antagonistas do Homem-Morcego têm feito na atualidade?
É fato que a maioria de nós, fãs de super-heróis, concorda que Batman é um dos personagens mais populares do gênero.
A complexidade e interesse pelo Homem-Morcego são intensificados quando revisitamos os seus antagonistas, responsáveis por elevar a potência da jornada do Cavaleiro das Trevas.
No novo Batman, em cartaz nos cinemas, os vilões são um dos grandes destaques da trama: Pinguim (Colin Farrell), Carmine Falcone (John Turturro) e Charada (Paul Dano) ajudam a construir uma Gotham City sombria e perigosa, criando desafios à altura do protagonista.
Sabendo da importância dos vilões para o universo do Batman, nós da Ingresso.com preparamos uma lista com os principais antagonistas do Homem-Morcego nos cinemas, e como os artistas que os interpretaram estão hoje em dia.
Ficou curioso? Confira abaixo:
BATMAN, O HOMEM MORCEGO (1966)
Lee Meriwether (Mulher-Gato)

A personagem, interpretada no seriado da década de 60 por Julie Newmar, foi vivida no filme por Lee Meriwether. Contudo, mesmo que Lee fosse fisicamente parecida com sua antecessora, a atriz usou uma máscara para viver o papel, peça que acabou sendo aproveitada para o figurino do programa de TV.
Embora tenha interpretado a Mulher-Gato apenas no longa derivado da série, Lee Meriwether se manteve na ativa como atriz desde então. Hoje, aos 86 anos, seu último trabalho creditado foi no longa Relações de Família (2019), interpretando a personagem Mrs. Markson.
Cesar Romero (Coringa)

Eleito pela TV Guide como um dos 60 maiores vilões de todos os tempos, a versão de Romero, além de ser a primeira representação do Palhaço do Crime em um filme live-action, entrou para a história por sua irreverência e momentos inusitados dos bastidores do programa.
Se observarmos com atenção as imagens do ator maquiado, podemos perceber que por trás do pancake branco se esconde um bigode. Romero foi inflexível sobre a questão, e nunca abriu mão de ostentá-lo, mesmo que raspar seus pelos faciais ajudasse no processo de caracterização do personagem.
Antes e depois da série, o ator estrelou alguns romances, comédias e musicais, atuando inclusive ao lado de Carmen Miranda no longa Aconteceu em Havana (1941). Após décadas de sucesso, Cesar Romero faleceu em 1994, aos 86 anos, devido a complicações ocasionadas por um quadro de pneumonia.
Burgess Meredith (Pinguim)

Burgess Meredith, responsável por eternizar a figura do Pinguim nas telonas, teve uma longeva e virtuosa carreira como ator, ao longo de seus 89 anos de vida. Em 1995, durante as filmagens de Dois Velhos Mais Rabugentos, seu último longa, o ator começou a sofrer com complicações derivadas de um melanoma e do Alzheimer, falecendo logo depois, em 1997.
Meredith ganhou fama como o vilão do seriado, papel que também desempenhou no longa de 1966. Depois disso, viveu o igualmente inesquecível Mickey Goldmill, o turrão e carismático treinador de Balboa em Rocky: Um Lutador (1976) - personagem que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Frank Gorshin (Charada)

Bastante ativo na comédia, Frank Gorshin, o Charada, foi indicado ao Emmy por seu desempenho como o personagem na série.
O ator atuou por anos em mais de 70 filmes, peças de teatro e shows humorísticos. Gorshin relembrou o Charada e voltou a interpretá-lo em Batman: De Volta à Batcaverna (2003), longa que também contou com o retorno de Adam West e Burt Ward, protagonistas do seriado clássico.
Porém, a história com o universo do Homem-Morcego não parou por aí. Em 2005, ano de sua morte, ele emprestou sua voz ao Professor Hugo Strange na série animada O Batman, exibida originalmente entre 2004 e 2008 na televisão.
BATMAN (1989)
Jack Nicholson (Coringa)

Mestre em interpretar personagens psicologicamente abalados - Jack Torrance de O Iluminado (1980) é um dos muitos -, Nicholson foi escolhido pelo diretor Tim Burton para repaginar o arquétipo do Coringa nos cinemas.
O ator fez história como o personagem, e seu último trabalho foi lançado em 2010, na comédia romântica Como Você Sabe. No ano passado, Nicholson declarou que talvez tenha perdido parte de sua inspiração para atuar, além de não encontrar novos projetos com os quais se identifica. No entanto, aos 84 anos, ele nega que tenha se aposentado da atuação.
BATMAN - O RETORNO (1992)
Danny DeVito (Pinguim)

Trazendo uma versão gótica e animalesca do personagem, Danny DeVito é um dos grandes responsáveis por tornar o Pinguim um dos vilões mais amados da história do cinema.
Estrela do segundo filme de Tim Burton da franquia, o ator firmou uma extensa parceria com o diretor depois da produção: Marte Ataca! (1996), Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003) e o live-action de Dumbo (2019) são filmes nos quais a dupla trabalhou lado a lado.
Atualmente, DeVito se prepara para dar início à produção da sequência de Irmãos Gêmeos (1988), comédia protagonizada por ele e por Arnold Schwarzenegger.
Michelle Pfeiffer (Mulher-Gato)

Sexy, sagaz e magnética: a Selina Kyle de Michelle Pfeiffer foi tudo isso e muito mais. Interpretando um dos maiores interesses amorosos do protagonista, a vilã (que também flerta com um certo anti-heroísmo em alguns momentos) representou um mergulho nas origens da personagem, explicando alguns dramas que acabaram sendo ocultados nas adaptações anteriores.
Alguns de seus trabalhos mais recentes são Assassinato no Expresso Oriente (2017), Malévola - Dona do Mal (2019) e o papel de Janet van Dyne no Universo Cinematográfico da Marvel. Em 2023, a atriz volta a viver a personagem do MCU em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, sequência solo do super-herói interpretado por Paul Rudd.
Christopher Walken (Max Shreck)

Embora o personagem seja por vezes esquecido, já que Pinguim e Mulher-Gato acabam roubando a cena no longa, Christopher Walken deu vida a um dos vilões mais influentes de Gotham City.
Walken é dono de um olhar penetrante e ameaçador, o que caiu como uma luva para o antagonista de Batman - O Retorno e mais papéis de sucesso que desempenhou logo depois: A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), Prenda-me Se For Capaz (2002), Click (2006) e muitos outros.
Há poucos dias, o drama Uma Voz Contra o Poder chegou às plataformas digitais do Brasil. Baseado em uma história real, o filme traz Walken na pele do agricultor Percy Schmeiser, em uma trama que narra a disputa judicial entre o protagonista e uma corporação agrícola global.
BATMAN ETERNAMENTE (1995)
Tommy Lee Jones (Duas-Caras)

Vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por O Fugitivo (1994), Tommy Lee Jones encarou o desafio de viver o vilão Duas-Caras nas telonas.
Batman Eternamente contou com a direção de Joel Schumacher, que decidiu trazer um tom mais cômico aos filmes do herói, fugindo da vertente sombria adotada por Burton. Após viver o antagonista, Tommy Lee Jones interpretou outros papéis populares, como nos filmes MIB: Homens de Preto (1997), Onde os Fracos Não Têm Vez (2007) e Lincoln (2012).
Atualmente, aos 75 anos, o ator se mantém ativo na profissão. Além de atuar, Tommy Lee Jones também é creditado como diretor, roteirista e produtor de cinema.
Jim Carrey (Charada)

Formando a dupla vilanesca de Batman Eternamente, Jim Carrey entregou um Charada caricato e performático, atributos os quais o ator costuma associar à maioria de seus trabalhos na comédia.
Muitos anos após o lançamento do longa, Carrey revelou que ele e Tommy Lee Jones viveram um desentendimento nos sets. Segundo ele, seu parceiro de cena afirmou, durante um jantar promovido pelos produtores, que não nutria simpatia pelo colega, fato que Jim atribui a um possível ciúme por parte de Jones:
"Eu era a estrela e esse era o problema. Ele é um ator fenomenal, no entanto. Eu ainda o amo", contou Carrey, em entrevista.
Atuando em diversos sucessos ao longo dos anos, Jim Carrey se prepara para retornar às telonas em Sonic 2, reprisando o papel de Robotnik. O novo live-action do ouriço azul estreia nos cinemas em 7 de abril.
BATMAN & ROBIN (1997)
Arnold Schwarzenegger (Sr. Frio)

Um viúvo rancoroso, que associa a morte de sua amada esposa ao Batman e tem sede de vingança foi a base para o vilão Senhor Frio, vivido no longa por Arnold Schwarzenegger.
O ex-fisiculturista, conhecido do grande público por filmes de ação, ingressou na carreira política alguns anos após estrelar o filme, governando o estado da Califórnia entre os anos de 2003 e 2011.
A série Utap, original Netflix, é um dos trabalhos vindouros do ator, além da sequência de Irmãos Gêmeos (1988), provisoriamente intitulada The Triplets.
Uma Thurman (Hera Venenosa)

Musa inspiradora do "Tarantinoverso", a protagonista de Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994) interpretou a sedutora Hera Venenosa em Batman e Robin.
Além de atuar, a artista também trabalha como produtora e roteirista de cinema. Uma das promessas mais recentes da atriz é a sequência da saga Kill Bill, na qual vive a protagonista Beatrix Kiddo. Quentin Tarantino, cineasta responsável pelos dois filmes anteriores, revelou recentemente que chegou a conversar com Uma Thurman sobre uma possível continuação. No entanto, a atriz afirma que o longa não está nos planos de nenhum dos envolvidos, até o momento.
BATMAN BEGINS (2005)
Liam Neeson (Ra's al Ghul)

Na trilogia do diretor Christopher Nolan, o misterioso Ra's al Ghul foi vivido pelo veterano Liam Neeson.
O ator, que é praticamente sinônimo de filmes de ação, continua entregando bons papéis do gênero. Na última quinta-feira (10), ele retornou aos cinemas, estrelando o longa Agente das Sombras.
Cillian Murphy (Espantalho)

Embora Cillian Murphy tenha realizado uma participação brilhante na trilogia, revolucionando para sempre o conceito de supervilão em adaptações de quadrinhos, a intenção inicial do ator era dar vida a Bruce Wayne.
Christian Bale foi quem levou a melhor na disputa pelo papel, mas Nolan aproveitou Murphy em um personagem no qual o astro se encaixou perfeitamente. Agora, a estrela da série Peaky Blinders se prepara para o novo projeto do cineasta: Murphy será o protagonista de Oppenheimer, longa que abordará um capítulo da vida do cientista e inventor da bomba atômica.
BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS (2008)
Heath Ledger (Coringa)

Na pele do memorável vilão, grande destaque do longa Batman - O Cavaleiro das Trevas, Heath Ledger se tornou um dos atores mais bem-sucedidos na missão de viver o personagem nas telonas.
Infelizmente, meses antes da estreia do filme, Ledger sofreu uma overdose de medicamentos e não resistiu, falecendo aos 28 anos. Após o sucesso da produção, sua atuação foi reconhecida com um Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante.
Aaron Eckhart (Duas-Caras)

Refém da atenção merecida direcionada ao personagem de Ledger, que de fato se tornou símbolo do filme no imaginário popular, Aaron Eckhart viveu o idealista Harvey Dent, que caminha para a vilania de forma bastante trágica.
O ator tem outros filmes elogiados no currículo, como Invasão a Casa Branca (2013) e Midway - Batalha em Alto Mar (2019). Seu próximo trabalho será na série The First Lady, na qual a musa Viola Davis interpreta a ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama.
BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE (2012)
Marion Cotillard (Talia al Ghul)

Logo depois de trabalhar com Nolan no aclamado A Origem (2010), lançado pouco antes da conclusão da trilogia do Cavaleiro das Trevas, Marion Cotillard retomou a parceria com o cineasta, na pele da vilã Talia al Ghul.
O último longa da atriz, Annette, foi lançado com exclusividade no streaming da Amazon Prime Video. O drama musical conta ainda com Adam Driver, que vive o par romântico da personagem de Cotillard na trama.
Anne Hathaway (Mulher-Gato)

A ladra Selina Kyle volta a aparecer em um live-action do super-herói, desta vez vivida por Anne Hathaway.
Em entrevistas, a atriz comentou sobre a gafe que cometeu durante os testes para o longa. Acreditando que daria vida a Arlequina no filme, Anne começou a audição lançando um sorriso "louco" ao diretor, crente de que o tom estaria perfeito para ganhar o papel. Com o mal-entendido esclarecido por Nolan, Hathaway não só levou a melhor nessa etapa, como voltou a trabalhar com o cineasta em Interestelar (2014).
Em 18 março, a atriz estreia com a série WeCrashed, da Apple TV+, também protagonizada por Jared Leto.
Tom Hardy (Bane)

O astro Tom Hardy, que ganhou músculos impressionantes na ocasião, encarou a difícil tarefa de dar vida a Bane, um dos mais temidos vilões do Batman.
Depois da estreia do filme, Hardy comentou que as críticas negativas sobre o seu corpo, considerado fora do padrão para o personagem, o fizeram chorar na época. Ainda assim, com o papel no longa e sua versão de Eddie Brock na saga Venom, o ator conseguir deixar sua marca eterna no universo dos super-heróis.
Este ano, o ator retorna ao papel de Alfie Solomons na sexta temporada da série Peaky Blinders.
BATMAN VS SUPERMAN: A ORIGEM DA JUSTIÇA (2016)
Jesse Eisenberg (Lex Luthor)

Estrela de Zumbilândia (2009) e A Rede Social (2010), Jesse Eisenberg estreou como Lex Luthor em Batman Vs Superman: A Origem da Justiça.
Tradicionalmente associado ao Homem de Aço, desta vez, Lex teve trabalho em dobro, precisando lidar com o Cavaleiro das Trevas de Ben Affleck.
O ator voltou a viver o vilão em Liga da Justiça (2017) e Liga da Justiça - Snyder Cut (2021). Desde então, o artista segue trabalhando também como diretor, roteirista e produtor. When You Finish Saving the World, filme independente dirigido por ele, estreou este ano no Festival de Sundance.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Telegram! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/ingressocom e participe!