- Notícias
- >
- Isolamento social, voz modificada e exaustão: o método de Austin Butler para dar vida a Elvis
Isolamento social, voz modificada e exaustão: o método de Austin Butler para dar vida a Elvis
Ator interpreta o astro do rock em sua cinebiografia

Um dos artistas mais icônicos do planeta terá sua vida retratada nos cinemas: ELVIS, dirigido por Baz Luhrmann, chega às telonas na próxima quinta-feira (14).
Iniciando sua carreira na música, Elvis Presley também atuou em diversos filmes de Hollywood. Embora tenha falecido precocemente, aos 42 anos, sua essência única o transformou em um verdadeiro ícone da cultura pop.
A cinebiografia conta grande parte de sua trajetória artística e pessoal, através do prisma da relação conturbada entre ele e seu enigmático empresário, o coronel Tom Parker. Passando pela meteórica ascensão de Presley à fama, até seu estrelato sem precedentes, Luhrmann explora as alegrias, conquistas e abusos vividos pelo astro.
No filme, Elvis é interpretado por Austin Butler. O jovem começou a atuar em produções do Disney Channel e da Nickelodeon e, mais recentemente, também ganhou destaque como Tex Watson em Era Uma Vez Em… Hollywood (2019), do diretor Quentin Tarantino.
Embora ainda não possua uma carreira vasta no cinema, Butler encarou o desafio de interpretar um dos artistas mais marcantes de todos os tempos nas telonas. E, para deixar sua atuação à altura da memória de Elvis, o ator mergulhou em um processo trabalhoso e controverso, que durou alguns anos.
O DESTINO DE DAR VIDA A ELVIS
Em meados de 2019, quando Austin e Vanessa Hudgens ainda namoravam (o casal se separou em 2020), a atriz concedeu uma entrevista ao Live with Kelly and Ryan, na qual revelou que, por acaso, percebeu que seu então parceiro havia "nascido para interpretar o cantor".
Ela conta que, durante uma viagem de carro, Butler cantou uma música de Elvis, enquanto a canção tocava no rádio. Impressionada com a performance, ela disse: "Querido, você precisa interpretar o Elvis. Eu não sei como, mas você precisa".
Poucos dias após o acontecido, Austin cantou outra música do astro ao piano, deixando Vanessa ainda mais impressionada. Um mês depois, o casal recebeu uma ligação dizendo que Baz Luhrmann estava em busca de um ator para protagonizar a cinebiografia do cantor.
ISOLADO DE PARENTES E AMIGOS
Convidado para interpretar o protagonista de ELVIS em 2019, no ano seguinte, Austin e toda a equipe foram surpreendidos com a pandemia da Covid-19 e as recomendações de isolamento social.
O ator, diante da situação, aproveitou para mergulhar ainda mais fundo em seu método de atuação. Foram quase três anos isolado da família, parentes e amigos, vivendo em seu apartamento, o qual foi transformado em uma espécie de "templo" do cantor:
“Eu fiz todo o lugar parecer um filme de detetive, onde há imagens de tudo conectado com as cordas e outras coisas”, disse ele à Vogue, descrevendo o quadro de evidências que criou sobre a vida de Presley. “Eu tive dias de solidão e, em um momento, fiquei três meses sem um abraço. Isso foi muito difícil”, revelou Austin.
TRANSFORMAÇÃO DA VOZ E EXAUSTÃO
Butler nasceu e viveu na Califórnia, a mais de 3 mil quilômetros de Memphis, Tennessee, cidade onde Elvis cresceu. A voz marcante do cantor precisava estar presente na atuação, e Austin treinou por anos para que o novo timbre e o sotaque do sul dos EUA ficassem convincentes.
Comparações entre entrevistas do ator, concedidas antes e depois do projeto, revelam que a voz de Austin se transformou por completo ao longo desses anos de entrega total ao personagem.
Meses após o término das filmagens, Austin admitiu a dificuldade de separar as mudanças impostas pelo papel de sua vida pessoal. Quando as gravações foram concluídas, o ator passou a sentir fortes dores e precisou ser internado - sua saúde física e mental foi afetada:
"No dia seguinte, acordei às quatro da manhã com uma dor insuportável, e fui levado às pressas para o hospital", comentou ele, em entrevista à GQ.
Butler teria sido diagnosticado com um vírus que causa sintomas semelhantes aos de apendicite, e ficou acamado por uma semana.
O ator interpreta as canções de Elvis no longa, e Lisa Marie Presley, filha do astro, perguntou a Baz Luhrmann se as músicas da produção não eram as versões cantadas pelo seu pai, tamanha a semelhança entre as vozes.Além do protagonista, o filme é estrelado por Tom Hanks como o empresário coronel Tom Parker; Olivia DeJonge como Priscilla Presley; Helen Thomson como Gladys, a mãe de Elvis; e Richard Roxburgh interpretando Vernon, o pai do cantor.
ELVIS estreia nos cinemas do Brasil nesta quinta-feira, e conta com sessões especiais na quarta (13), Dia Mundial do Rock - garanta o seu ingresso através do nosso site ou app.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Telegram! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/ingressocom e participe!