- Notícias
- >
- Atuação de Brendan Fraser em ‘A Baleia’ motivou mudanças no roteiro de ‘Família de Aluguel’; entenda
Atuação de Brendan Fraser em ‘A Baleia’ motivou mudanças no roteiro de ‘Família de Aluguel’; entenda
Novo filme do astro estreia hoje nos cinemas brasileiros

Nesta quinta-feira (8), chegou às telonas de todo o Brasil o aguardado “Família de Aluguel”, nova comédia dramática estrelada por Brendan Fraser (‘A Baleia’).
O filme promete apresentar uma reflexão sensível sobre as complexidades morais e emocionais do trabalho nas chamadas “famílias de aluguel”, um serviço existente no Japão onde atores são contratados para interpretar parentes próximos, preenchendo lacunas afetivas e sociais na vida de seus clientes.
A prática surgiu nas terras nipônicas ainda na década de 1980 e, atualmente, estima-se que cerca de 300 companhias ofereçam o serviço, que vai desde acompanhantes para eventos sociais até a simulação de relações mais complexas.
A ideia original por trás do projeto nasceu de uma conversa casual entre a diretora japonesa Hikari (‘37 Segundos’) – que também assina o roteiro ao lado de Stephen Blahut –, quando o próprio Blahut, em busca de emprego, acabou se deparando com anúncios dessas companhias. A curiosidade inicial logo se converteu em uma produção cinematográfica, dando origem à primeira versão do script.
Inicialmente, a história giraria em torno de um protagonista mais jovem, por volta dos 30 anos. No entanto, essa concepção mudou radicalmente após Hikari assistir Fraser em “A Baleia” (2022), performance que lhe rendeu um Oscar de Melhor Ator e marcou seu aclamado retorno a Hollywood.
Em uma entrevista recente ao portal Ain’t It Cool News, a cineasta explicou melhor os motivos que ocasionaram nessa grande alteração:
“Sabe, originalmente estávamos procurando por atores mais jovens, porque o roteiro especificava alguém em seus 30 e poucos anos. Então, estávamos fazendo testes com outros atores. Mas, eu o vi em ‘A Baleia’ e ele roubou meu coração, sabe? Não é apenas a vulnerabilidade, entende? É o que ele traz como ator, por causa da sua experiência de vida”.
Ao final, Hikari relembrou o momento que dissipou qualquer dúvida quanto à escolha de Fraser para o papel:
“Em uma entrevista que vi, ele era tão compassivo com todo o elenco e equipe, muito generoso com todo o público, e eu me apaixonei. Naquele momento eu soube: ‘é ele. Esse é meu cara’. Então, nós mudamos a idade, mudamos ao redor da premissa e mandamos o script para ele, falando ‘ei, você estaria interessado nisso?’ e conversamos por cinco horas”, completou.
“Família de Aluguel” é uma produção da Knockonwood, realizada por meio de uma parceria com a Domo Arigato Productions e a Sight Unseen Pictures.
Na trama, Phillip Vanderploeg (Fraser), um ator americano que vive Tóquio em busca de um propósito na vida, consegue um emprego incomum: trabalhar para uma agência japonesa assumindo papéis de familiares para desconhecidos. Contudo, à medida que ele se imerge nos mundos de seus clientes, começa a formar laços genuínos que borram as linhas entre performance e realidade.
O elenco ainda conta com nomes como Shannon Gorman, Mari Yamamoto (‘Pachinko’), Takehiro Hira (‘Shogun’), Akira Emoto (‘Dias Difíceis’) e Sei Matobu (‘Garoto de Programa’).
Garanta seus ingressos para “Família de Aluguel” por meio de nosso site ou app.
