Logo da Ingresso.com
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
  • Início
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
‘Alien: Romulus’: descubra qual a origem do título do filme e como ele se conecta à Antiguidade - Ingresso.com
  • Notícias
  • >
  • ‘Alien: Romulus’: descubra qual a origem do título do filme e como ele se conecta à Antiguidade

‘Alien: Romulus’: descubra qual a origem do título do filme e como ele se conecta à Antiguidade

Longa estreia esta semana nos cinemas

Ingresso.com
Invalid Date
Ver sessões
‘Alien: Romulus’: descubra qual a origem do título do filme e como ele se conecta à Antiguidade

[CUIDADO! ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS DE “ALIEN: ROMULUS”]

Nesta quinta-feira (15), “Alien: Romulus” chega às telonas do Brasil, dando continuidade à aclamada franquia de terror e ficção científica iniciada há mais de quatro décadas.

O longa, ambientado entre os acontecimentos de “Alien: O Oitavo Passageiro” (1979) e os de “Aliens, O Resgate” (1986), segue um grupo de jovens que vasculha os destroços de uma estação espacial abandonada e se depara com a forma de vida mais aterrorizante do universo.

Apesar da proximidade do lançamento, diversos detalhes sobre o filme permanecem em segredo – dentre eles, o motivo de o projeto receber esse nome. Afinal, qual é a origem do título de “Alien: Romulus”?

Os títulos de “Prometheus” (2012) e “Alien: Covenant” (2017), filmes mais recentes da saga, fazem alusão às naves principais das histórias, cenários importantes de ambos os projetos. Em contraste, “Alien: Romulus” se desenrola na Estação Espacial Renaissance, que possui dois módulos distintos: Remus e Romulus.

Os nomes estão ligados diretamente à história romana. "Renaissance" remete ao Renascimento, movimento artístico e filosófico que surgiu na Itália, ainda no século XV. Já Romulus e Remus (ou Rômulo e Remo) são, segundo a mitologia da Roma Antiga, os irmãos responsáveis pela fundação da cidade italiana.

A lenda mais difundida sobre os gêmeos diz que, depois de serem abandonados à própria sorte, Rômulo e Remo sobreviveram, milagrosamente, graças a uma loba, que os amamentou como se fossem um de seus filhotes. Esse conceito se conecta diretamente ao fato de que, no filme, a Renaissance era utilizada pelos humanos para realizar experimentos de bioengenharia com o patógeno do xenomorfo, em busca de conferir benefícios como um alto poder de regeneração. Além disso, o título do novo filme também carrega um significado simbólico, que se conecta a um dos temas abordados na narrativa: a irmandade.

Em meio ao caos e ao terror, a trama estrelada por Cailee Spaeny (‘Guerra Civil’) foca na relação entre Rain, personagem da atriz, e Andy, interpretado por David Jonsson (‘Endeavour). O rapaz que, na verdade, é um ser "sintético" produzido pela Weyland-Yutani Corporation, foi adotado pelo pai da moça logo após ser encontrado num lixão. Rain assume a tutela de Andy depois da morte dos pais, e passa a tratá-lo como um irmão caçula.

A dinâmica da dupla se desenvolve ao longo do filme conforme as situações de perigo vão surgindo, fazendo Andy entrar em conflito com a definição de sua principal diretriz: fazer o que é melhor para Rain.

Em entrevista ao Digital Spy, o diretor Fede Álvarez detalhou a inspiração por trás do título de “Alien: Romulus”, e como a relação entre os personagens se alinha com a lenda da Roma Antiga:

“Há muitos temas no filme, mas um deles é o que significa ser irmão de alguém, o que isso realmente significa. Quais são suas responsabilidades? Você tem alguma, ou não? Eles devem cuidar de você; você deve cuidar deles. Como você vê isso?”, disse o cineasta.

“Rômulo e Remo obviamente protagonizam uma história de irmandade que não terminou bem. Rômulo assassinou Remo, então há muitos, muitos elementos que estão conectados com esse mito criacional de Roma”, completou Alvarez.

Ao lado de Spaeny e Jonsson, Archie Renaux ('Morbius'), Isabela Merced ('The Last of Us'), Spike Fearn ('Aftersun') e a estreante Aileen Wu, compõem o elenco do longa.

O roteiro de “Alien: Romulus” foi escrito por Álvarez e Rodo Sayagues, baseado nos personagens criados por Dan O’Bannon e Ronald Shusett. O filme estreia no Brasil em 15 de agosto, exclusivamente nos cinemas - garanta o seu ingresso por meio do nosso site ou app.

Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Whatsapp! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse o link e participe!

Ver todas as notíciasVer sessões