- Notícias
- >
- Alejandro G. Iñárritu | 6 filmes essenciais para conhecer a carreira do diretor
Alejandro G. Iñárritu | 6 filmes essenciais para conhecer a carreira do diretor
Cineasta ganhador do Oscar lança Bardo, seu mais novo longa, nas telonas do Brasil

Nascido no México em 15 de agosto de 1963, Alejandro González Iñárritu construiu uma trajetória artística fortemente baseada em suas raízes. O cineasta, que já levou para casa duas estatuetas do Oscar de Melhor Direção, começou sua carreira como radialista - mas não demorou muito para que Iñárritu desse seus primeiros passos na sétima arte.
Ainda na juventude, compôs músicas para alguns filmes mexicanos de baixo orçamento. Foi também o produtor mais jovem a atuar na Televisa, o gigante conglomerado de mídia mexicano, e a experiência o incentivou a criar a Z Films, sua empresa. Fundada no início da década de 90, em parceria com Raul Olvera, foi com a produtora que Iñárritu pôde tirar Detrás Del Dinero (1995) do papel, primeiro piloto para TV dirigido por ele.
AMORES BRUTOS (2000)
Iñárritu estudou Comunicação na Universidad Iberoamericana, e foi lá que ele e Guillermo Arriaga se conheceram. Amigos desde então, em meados dos anos 90 decidiram desenvolver um filme que explorasse as mazelas sociais da Cidade do México, onde ambos residiam.
Amores Brutos (Amores Perros), roteirizado por Arriaga, foi a estreia de Iñárritu como diretor de cinema e o debute do ator Gael García Bernal nas telonas. Apesar de contar com uma equipe pouco experiente, o filme é considerado uma das melhores produções mexicanas por diversos especialistas, incluindo o cineasta Denis Villeneuve, que tem o longa como um dos seus favoritos. Amores Brutos concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e foi destaque no Festival de Cannes daquele ano.
11 DE SETEMBRO (2002)
O primeiro longa-metragem de Iñárritu tornou o cineasta conhecido nos Estados Unidos, e um ano após os ataques às Torres Gêmeas, evento que chocou o mundo, ele foi convidado a dirigir o longa 11 de Setembro.
A produção narra os fatos que marcaram o atentado, sob a perspectiva de diferentes povos espalhados pelo mundo. Iñárritu ficou responsável por dirigir o núcleo mexicano, e trabalhou ao lado de grandes nomes da sétima arte, como Shôhei Imamura (Japão), Mira Nair (Índia) e Sean Penn (Estados Unidos).
21 GRAMAS (2003)
O sucesso de Amores Brutos rendeu muitos frutos a Iñárritu e a Arriaga, que passaram a trabalhar em parceria com a Universal Pictures no longa 21 Gramas.
O filme segue o estilo narrativo de seu antecessor, no qual histórias de personagens distintos se cruzam: Paul Rivers (Sean Penn), um professor universitário com uma doença terminal; Cristina Pecks (Naomi Watts), uma mãe solteira e ex-usuária de drogas; e Jack Jordan (Benicio del Toro), um ex-presidiário que procura um novo rumo na religião.
BABEL (2006)
Ao lado de Amores Brutos e 21 Gramas, Babel completa a coleção conhecida como a Trilogia da Morte, obras nas quais Iñárritu e Arriaga desejavam expor os mais profundos anseios da condição humana e suas conexões plurais.
Novamente narrando acontecimentos aparentemente independentes, o filme é ambientado simultaneamente no Marrocos, Japão, México e Estados Unidos. Além de concluir a trilogia com atores consagrados, como Brad Pitt, Cate Blanchett e Gael García Bernal, o lançamento de Babel carrega uma polêmica que pôs fim a parceria entre o diretor e o roteirista: Iñárritu acusou Arriaga de requerer a autoria do longa para si, enquanto o ex-amigo alegou que o cineasta chegou a proibi-lo de assistir às filmagens de Babel.
Em 2007, Iñárritu escreveu uma carta sobre a situação, na qual dizia que seu parceiro de projeto era incapaz de reconhecer "que o cinema é uma arte de profunda colaboração". Em dezembro do ano passado, Arriaga afirmou ao El País que a colaboração e amizade chegaram mesmo ao fim:
"González Iñárritu roubou o meu mundo. Não nos falamos nem nos reconciliaremos", enfatizou.
BIRDMAN OU (A INESPERADA VIRTUDE DA IGNORÂNCIA) (2014)
Embora tenha se mantido distante dos blockbusters, o roteiro de Birdman carregou diversos subtextos que ajudaram a tornar Iñárritu ainda mais popular. Estrelado por Michael Keaton, que deu vida ao Batman nos anos 90, o personagem vive uma história que flerta com a trajetória real de seu intérprete.
Na trama, Riggan Thomson (Keaton) ficou conhecido por viver Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Porém, após recusar-se a gravar um novo filme sobre o personagem, Riggan vê sua carreira decair, perdendo fama e prestígio.
Recheado de metáforas e conflitos existenciais, Birdman rendeu um Oscar de Melhor Filme para Iñárritu, sendo ele o primeiro cineasta mexicano a receber o prêmio. Simulando um plano-sequência elogiado pelos especialistas, o longa ainda levou os prêmios de Melhor Fotografia, Direção e Roteiro Original na cerimônia da Academia.
O REGRESSO (2015)
Agora apostando em Leonardo DiCaprio como protagonista, outra lenda de Hollywood, Iñárritu acertou em cheio no coração da crítica mais uma vez, e o seu O Regresso o fez levar sua segunda estatueta do Oscar de Melhor Direção para casa - ele é um dos poucos cineastas a receber o segundo prêmio de forma consecutiva.
Baseado no romance de Michael Punke, o filme apresenta o caçador Hugh Glass (DiCaprio) e sua história real. Prestando serviços para a Rocky Mountain Fur Company, ele é roubado e abandonado por seus companheiros após ser atacado por um urso pardo. Em meio às dificuldades, a trama acompanha o drama de Glass enquanto a natureza o obriga a lidar com questões como vingança, perdão e sobrevivência.
O Regresso concorreu em 12 categorias do Oscar e levou três prêmios, e foi o longa responsável por consolidar o trabalho de Iñárritu como um dos mais relevantes de sua geração.
Produzido pela Netflix, Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades é o novo filme do cineasta, considerado por muitos especialistas como a sua obra mais pessoal.
Com pinceladas autobiográficas,a história acompanha um renomado jornalista e documentarista que, durante uma crise existencial, retorna à sua cidade natal, onde precisa se reconectar com sua família, memórias e com sua própria identidade.
Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades é dirigido e escrito por Iñárritu, e estrelado por Daniel Giménez Cacho, Griselda Siciliani e Ximena Lamadrid. O longa chegou aos cinemas do Brasil nesta quinta-feira (17), e segue em cartaz em salas selecionadas - garanta o seu ingresso por meio do nosso site ou app.
Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Telegram! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/ingressocom e participe!