Logo da Ingresso.com
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
  • Início
  • Filmes
  • Cinemas
  • Teatro
  • Eventos
  • Notícias
‘Ainda Estou Aqui’: conheça a história que inspirou o premiado longa - Ingresso.com
  • Notícias
  • >
  • ‘Ainda Estou Aqui’: conheça a história que inspirou o premiado longa

‘Ainda Estou Aqui’: conheça a história que inspirou o premiado longa

Produção já está em cartaz nos cinemas

Ingresso.com
Invalid Date
Ver sessões
‘Ainda Estou Aqui’: conheça a história que inspirou o premiado longa

Dirigido por Walter Salles, o aclamado cineasta responsável por sucessos como “Central do Brasil” (1998) e “Diários de Motocicleta” (2004), “Ainda Estou Aqui” estreou nas telonas nacionais na última quinta-feira (7).

Indicado pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional, o projeto já foi selecionado para mais de 10 festivais internacionais, recebendo recentemente o Prêmio do Público de Melhor Filme de Ficção Brasileiro na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

“Este é um prêmio coletivo, dado para o filme como um todo. O prêmio do público celebra o encontro de um filme com quem o complemente”, festejou o Salles.

QUAL É A HISTÓRIA DE “AINDA ESTOU AQUI”? É BASEADA EM FATOS?

Sim, o enredo de “Ainda Estou Aqui” retrata eventos verídicos. Saiba mais sobre a família que inspirou a trama do longa:

Inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o drama retrata a história emocionante de sua família, que ajudou a remodelar a história do Brasil.

No início da década de 1970, país atravessava um severo endurecimento da ditadura militar. Durante esse período, os Paiva – Rubens, Eunice e seus cinco filhos – viviam em frente à praia, no Rio de Janeiro, numa casa que sempre estava de portas abertas para os amigos.

Certo dia, Rubens, Eunice e Eliana, filha mais velha do casal, foram presos por suspeita de envolvimento com membros do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Enquanto a primogênita foi liberada na manhã seguinte, Eunice passou 12 dias em cárcere, e Rubens desapareceu.

Desta forma, os relatos do filme seguem a trajetória de Eunice, que, após ser libertada, dedicou sua vida para descobrir a verdade sobre o desaparecimento de seu marido, concluindo sua graduação em Direito e tornando-se uma das principais ativistas pelos Direitos Humanos no Brasil.

Com script assinado por Murilo Hauser e Heitor Lorega, “Ainda Estou Aqui” foi premiado como o Melhor Roteiro no Festival de Veneza, onde foi ovacionado com aplausos que duraram por 10 minutos. Em vídeos registrados pelos presentes, Fernanda Torres e Selton Mello, que interpretam Eunice e Rubens na trama, respectivamente, foram flagrados bastante emocionados ao final da exibição.

A produção promove o reencontro entre Fernanda Torres e Walter Salles depois de "Terra Estrangeira" (1995) e "O Primeiro Dia" (1998). Na última parte do filme, Eunice é interpretada por Fernanda Montenegro, que volta a trabalhar com Walter Salles 26 anos depois de seu trabalho em "Central do Brasil" (1998) – filme que concorreu ao Oscar e ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim, o Globo de Ouro de melhor longa estrangeiro e o Bafta de melhor filme em língua não inglesa –, e deu a ela o Urso de Prata de melhor atriz.

“Ainda Estou Aqui” é uma coprodução entre Brasil e França, com elenco ainda formado por Valentina Herszage, Luiza Kosovski, Bárbara Luz, Pri Helena, Antonio Saboia, Humberto Carrão, Luiz Bertazzo, Guilherme Silveira. O longa já está em cartaz nos cinemas – garanta seus ingressos por meio de nosso site ou app.

Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Whatsapp! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse o link e participe!

Ver todas as notíciasVer sessões