Você lembra delas? Adaptações de videogames que merecem uma nova chance nos cinemas
Alguns deles são tão importantes para a cultura pop que até ganharam suas versões nos cinemas.
Os videogames fizeram parte da infância de muitos de nós, e mesmo na fase adulta, bastante gente ainda dedica um bom tempo a esse tipo de lazer. A variedade de jogos, consoles e gêneros é imensa, e é muito possível que você que nos lê agora, tenha um personagem de games favorito. Alguns deles são tão importantes para a cultura pop que até ganharam suas versões nos cinemas. Mas será que elas agradaram aos fãs? Confira a nossa lista de adaptações de games que merecem uma nova chance nas telonas!
Super Mario Bros. (1993)
Primeiro longa inspirado em games já realizado, o live-action dos irmãos encanadores foi estrelado por Bob Hoskins e John Leguizamo, e mesmo que hoje seja considerado um clássico cult, na época de seu lançamento não foi bem recebido por grande parte do público e da crítica. Se tudo correr bem, teremos mais um longa-metragem de Mario, Luigi e sua turma em breve. A Illumination Entertainment, responsável por sucessos como Meu Malvado Favorito e Minions, está tocando o projeto diretamente com Shigeru Miyamoto, criador do personagem. Em entrevista à Variety, O CEO dos estúdios de animação da Illumination, Chris Meledandri, atribui o fracasso da versão live-action ao fato dos cineastas não trabalharem diretamente com a Nintendo e seu time criativo. Ele promete que o novo longa será desafiador e que respeitará o legado e os fãs de todas as gerações de Mario. Por enquanto, o filme tem previsão de estreia para 2022.
Street Fighter: A Última Batalha (1994)
Esta foi mais uma adaptação de videogames que não agradou muito aos críticos especializados, mas mesmo assim, foi um grande sucesso comercial. Street Fighter é um game de luta muito popular, com um apelo violento e uma variedade de personagens interessantes, considerando a época de seu lançamento. A versão do jogo divulgada em 1991, contava com oito lutadores, incluindo Blanka, um mutante verde brasileiro. No entanto, sua versão para os cinemas não soube explorar a riqueza de detalhes do jogo, e acabou descaracterizando a maioria dos personagens e cenários do game. Jean-Claude Van Damme vive o Coronel Guile e rouba a cena ao lado de Raúl Juliá (General M. Bison), que encerra sua carreira interpretando o vilão. No entanto, o fãs do videogame queriam assistir aos seus lutadores favoritos e suas peculiaridades, o poderoso hadouken de Ryu e tantos outros detalhes postos de lado na adaptação, que acabou entregando apenas um filme de artes marciais.
Mortal Kombat – O Filme (1995)
Ao lado de Street Fighter, Mortal Kombat é um dos games de luta mais queridos de toda uma geração. Em 1995, pudemos assistir aos ídolos Sub-Zero, Raiden e Sonya em um live-action de lutadores que participavam de um torneio para salvar a Terra. Com jogos da franquia sendo lançados até hoje, para consoles mais recentes, um remake aguardado por gerações já está a caminho. Produzido por James Wan, conhecido por dirigir Aquaman, Invocação do Mal e Jogos Mortais, um novo filme inspirado no videogame chegará aos cinemas em breve, pela Warner Bros. Ao contrário do longa de 1995, o roteirista Greg Russo promete que a adaptação que está por vir mostrará os violentos FATALITIES, conhecidos nos games como as conclusões sangrentas de cada embate. Os fãs de Mortal Kombat agradecem o uso dessa referência dos games, uma das mais icônicas de toda a franquia de jogos.
Doom: A Porta do Inferno (2005)
Antes de ser o astro conhecido como Dwayne Johnson, o ator percorreu uma longa estrada em Hollywood sob o nome como era conhecido nos ringues: The Rock. E foi lá em 2005 que ele, ainda bastante inexperiente, estrelou Doom: A Porta do Inferno, adaptação do game para PC lançado na década de 1990. O título é um clássico, pois popularizou os jogos de tiro em primeira pessoa e inspirou muitas outras franquias. No entanto, sua adaptação para as telonas amarga 19% no agregador de críticas Rotten Tomatoes, e as maiores reclamações se baseiam na incapacidade de aproveitar um bom elenco pelo fato de ter um roteiro ruim. A verdade é que o game foi tão marcante e revolucionário que assistir a um filme de terror e ação clichê não era o que os fãs esperavam. Hoje, Dwayne Johnson e uma repaginada na história fariam um remake ainda melhor.