O comediante cearense Waton Filho, reconhecido como o primeiro humorista surdo de stand-up do Brasil, se apresenta em turnê por diferentes cidades do país, chegando a Natal, no Clubinho, levando ao palco o espetáculo “Como Seria Nossa Vida?”, totalmente apresentado em Libras (Língua Brasileira de Sinais), com interpretação simultânea para o público ouvinte.
26/07/2025, às 20h00
O show aborda com leveza e humor situações do cotidiano a partir da vivência da comunidade surda, explorando expressões corporais, ritmo visual e identidade cultural.
“Eu sempre assistia nas redes sociais o pessoal fazendo stand-up, e na minha terra eu contava várias piadas com o pessoal. Um dia conheci uma artista e perguntei como ela virou referência. Ela me contou histórias dela e eu me senti conectado, mesmo sem conhecer esse universo artístico. Tenho menos de um ano como artista, e ela me ajudou a descobrir essa área. Então criei esse projeto de stand-up para explorar a nossa cultura surda pelo Brasil inteiro. As piadas da cultura ouvinte e da cultura surda são muito diferentes - e muitos surdos ainda não conhecem esse trabalho. Estou levando esse show para todas as cidades que consigo, apesar das dificuldades financeiras. É uma luta”, conta Waton.
A proposta rompe barreiras de acessibilidade e propõe uma nova língua para o gênero stand-up, tradicionalmente dominado por artistas ouvintes. O espetáculo tem sido elogiado por promover inclusão, visibilidade e pertencimento, atraindo públicos diversos -surdos e ouvintes - em espaços culturais pelo Brasil.
Natural de Fortaleza (CE), Waton Filho vem se destacando como referência na cena da comédia acessível. Seus vídeos em Libras nas redes sociais somam milhares de visualizações e engajam seguidores com conteúdos bem-humorados sobre comunicação, diversidade e cotidiano.