Um painel com produtores e artistas sobre o futuro da produção teatral brasileira.
13 de Outubro / 19h Segunda-feira / Liberação de Ingressos - Bilheteria do Evento - 13/10 às 17h
Rua do Russel , 804 -
Glória, Rio de Janeiro - RJ
22210-010
Festival de Teatro do Rio de Janeiro - Palco 360°
A primeira edição do Festival de Teatro do Rio de Janeiro propõe uma série de ações formativas que vão complementar a programação dos espetáculos realizados no Teatro Riachuelo, e que reafirmam o compromisso do evento com o debate sobre a cena teatral do presente, do passado e do futuro. Intitulado de Palco 360°, o projeto levará cursos, debates e painéis para o Teatro Adolpho Bloch.
Neste primeiro ano, um painel de abertura irá investigar a construção do sucesso de três monólogos que seguem há anos em cartaz, com Elisa Lucinda (que completa 25 anos com ‘Parem de Falar Mal da Rotina’), Rafaela Azevedo (com o fenômeno ‘King Kong Fran’) e Clayton Nascimento (‘Macacos’).
No dia seguinte, o painel ‘Para Onde Vamos’ receberá as produtoras Aniela Jordan (Aventura), Andrea Alves (Sarau Cultura Brasileira), o ator e dramaturgo Rodrigo França e a atriz Ana Beatriz Nogueira, com mediação da curadora Maria Siman e do jornalista Pedro Neves.
Ainda haverá um Encontro de Companhias, com a presença da Armazém Companhia de Teatro, da Cia. dos Atores, da Cia. Omondé e da Cia Queimados, com os diretores Paulo de Moraes, César Augusto, Inez Vianna e Leandro Santanna, com mediação da jornalista Fátima Sá.
O primeiro curso do Teatro.Lab apresentará uma imersão na obra de Nelson Rodrigues conduzida pelo ator e pesquisador Pedro Henrique Müller, formado em Artes Cênicas - Teoria do Teatro (Unirio) e também idealizador e apresentador de um canal no YouTube sobre clássicos da literatura e do teatro.
“É um Festival que celebra o teatro e o público de teatro, trazendo de volta espetáculos de sucesso e também promovendo encontros e ações que miram na formação de plateia para as próximas gerações. Teremos o compromisso em sempre trazer essas atividades de forma gratuita como um complemento para a programação teatral”, reafirma Aniela Jordan, diretora artística da Aventura e do Festival.
Confira abaixo os integrantes do Palco 360° | CONTRACENA - Pra Onde Vamos?
Painel composto por: Aniela Jordan, Andrea Alves, Rodrigo França e Ana Beatriz Nogueira
Mediação: Maria Siman e Pedro Neves
_________________________________________________________________
Aniela Jordan
Aniela Jordan é referência no setor cultural como uma das mais atuantes, vibrantes e experientes gestoras e produtoras do país, sobretudo na criação e condução de grandes espetáculos musicais e na recuperação, gestão e curadoria de programação de tradicionais aparelhos culturais.
Em 2021, foi eleita pela Veja Rio como uma das 30 cariocas que mudaram a história da Cidade Maravilhosa nas últimas três décadas, sendo o maior nome para a cultura. Em 2012, a mesma publicação a elegeu como a Carioca do Ano pela reabertura e gestão do Imperator, maior aparelho de cultura do subúrbio carioca.
Iniciou sua vida profissional como assistente de iluminação de grandes companhias internacionais de dança, óperas e orquestras que se apresentavam no Theatro Municipal do Rio, onde logo assumiu o cargo de iluminadora projetista, onde fez carreira, passando por coordenadora de palco, diretora operacional até chegar ao posto de produtora executiva.
Coleciona aberturas e reaberturas de grandes casas de espetáculos e gere atualmente 5 aparelhos culturais entre Rio de Janeiro e São Paulo: Teatro Riachuelo Rio, Teatro Adolpho Bloch, Ecovilla Ri Happy., Arena B3, BTG Pactual Hall (antigo Teatro Alfa) e, em breve, inaugura o antigo Teatro Eva Herz.
É atualmente Diretora Artística da Aventura, uma das maiores produtoras de espetáculos musicais do país, com mais de 40 montagens no currículo -internacionais e nacionais originais - em mais de 17 anos.
Rodrigo França
Rodrigo França é um multifacetado artista brasileiro que atua como ator, diretor, dramaturgo, cineasta, escritor e artista plástico, com um foco notável na cultura e representatividade negra no Brasil. Ele é autor de obras infantis como "O Pequeno Príncipe Preto" e "O Menino e sua Árvore", e aborda questões como ancestralidade, racismo e identidade negra em seus trabalhos artísticos. Atuou como o primeiro diretor negro da Netflix Brasil na produção de conteúdo original com o filme "Barba, Cabelo e Bigode" e é um influente ativista pelos direitos da população negra.
Andrea Alves
Com mais de três décadas dedicadas à cultura brasileira, Andrea lidera a Sarau Agência De Cultura, onde sua missão é a valorização e difusão da rica expressão artística. Atuando em gestão cultural, ela é responsável por conceber e executar projetos que vão do teatro à música, sempre com o objetivo de fortalecer a identidade nacional e promover o talento local.
A equipe, com sua liderança, destacou-se pela produção de conteúdos originais e criativos, utilizando leis de incentivo para ampliar alcance e impacto. Com habilidades em produção teatral e relações com a mídia, orgulha-se de ter contribuído para o reconhecimento internacional da arte brasileira, estabelecendo a Sarau como referência em produções artísticas de qualidade e sucesso.
Ana Beatriz Nogueira
Ana Beatriz Nogueira é atriz e produtora. Estudou no Teatro Amador e teve como professores Maria Padilha e Miguel Falabella. Dona de uma extensa lista de personagens em novelas, estreou em 1986 na novela 'Mania de Querer' e não parou desde então. Destacou-se em tramas como 'Caminho das Índias', 'Saramandaia' e 'Em Família'. Em 2018, revelou o diagnóstico de esclerose múltipla, doença que começou a dar os primeiros sintomas em 2009, quando ela atuava em 'Caminho das Índias'.