Este espetáculo não está mais ativo

Teatros

PALCO 360° _ Contracena - Encontro De Companhias

Um painel com produtores e artistas sobre o futuro da produção teatral brasileira.

Data(s)

27 de Outubro / 19h Segunda-feira / Liberação de Ingressos - Bilheteria do Evento - 27/10 às 17h

Teatro Adolpho Bloch

Rua do Russel , 804 -

Glória, Rio de Janeiro - RJ

22210-010

Festival de Teatro do Rio de Janeiro - Palco 360°


A primeira edição do Festival de Teatro do Rio de Janeiro propõe uma série de ações formativas que vão complementar a programação dos espetáculos realizados no Teatro Riachuelo, e que reafirmam o compromisso do evento com o debate sobre a cena teatral do presente, do passado e do futuro. Intitulado de Palco 360°, o projeto levará cursos, debates e painéis para o Teatro Adolpho Bloch.


Neste primeiro ano, um painel de abertura irá investigar a construção do sucesso de três monólogos que seguem há anos em cartaz, com Elisa Lucinda (que completa 25 anos com ‘Parem de Falar Mal da Rotina’), Rafaela Azevedo (com o fenômeno ‘King Kong Fran’) e Clayton Nascimento (‘Macacos’). 

 

No dia seguinte, o painel ‘Para Onde Vamos’ receberá as produtoras Aniela Jordan (Aventura), Andrea Alves (Sarau Cultura Brasileira), o ator e dramaturgo Rodrigo França e a atriz Ana Beatriz Nogueira, com mediação da curadora Maria Siman e do jornalista Pedro Neves.


Ainda haverá um Encontro de Companhias, com a presença da Armazém Companhia de Teatro, da Cia. dos Atores, da Cia. Omondé e da Cia Queimados, com os diretores Paulo de Moraes, César Augusto, Débora Lamm e Leandro Santanna, com mediação da jornalista Fátima Sá.


O primeiro curso do Teatro.Lab apresentará uma imersão na obra de Nelson Rodrigues conduzida pelo ator e pesquisador Pedro Henrique Müller, formado em Artes Cênicas - Teoria do Teatro (Unirio) e também idealizador e apresentador de um canal no YouTube sobre clássicos da literatura e do teatro.


“É um Festival que celebra o teatro e o público de teatro, trazendo de volta espetáculos de sucesso e também promovendo encontros e ações que miram na formação de plateia para as próximas gerações. Teremos o compromisso em sempre trazer essas atividades de forma gratuita como um complemento para a programação teatral”, reafirma Aniela Jordan, diretora artística da Aventura e do Festival.

 

Confira abaixo os integrantes do Palco 360° | CONTRACENA - Encontro de Companhias

 

Painel composto por: Paulo de Moraes - "Armazém Companhia de Teatro", Debora Lamm - "Omondé", Leandro Santana - "Cia Queimados" e Cesar Augusto – Cia dos Atores


Mediação: Fátima Sá (atual supervisora de conteúdo da produtora Kromaki e ex editora de Cultura do jornal "O Globo")


_________________________________________________________________


Armazém Companhia de Teatro


A Armazém Companhia de Teatro foi formada em 1987, em Londrina, em meio à efervescência cultural vivida pela cidade paranaense na década de 80 - de onde saíram nomes importantes no teatro, na música e na poesia. Liderados pelo diretor Paulo de Moraes, o senso de ousadia daqueles jovens buscando seu lugar no palco impregnaria para sempre os passos do grupo: a necessidade de selar um jogo com o seu espectador, a imersão num mundo paralelo, recriado sobretudo pela ação do corpo, da palavra, do tempo e do espaço. 

 

Com sede no Rio de Janeiro desde 1998, a companhia completa agora 38 anos de sua formação. Sempre baseando seus espetáculos em pesquisas temáticas (com a criação de uma dramaturgia própria com ênfase nas relações do tempo narrativo) e formais (que se refletem na utilização do espaço, na construção da cenografia, ou nas técnicas utilizadas pelos atores para conviver com o risco de encenar em cima de um telhado, atravessando uma fina trave de madeira ou imersos na água), a questão determinante para a companhia segue sendo a arte do ator. Busca-se para o ator uma dinâmica de corpo, voz e pensamento que dê conta das múltiplas questões que seus espetáculos propõem. E a encenação caminha no mesmo sentido, já que é o corpo total do ator que a determina.

 

Apesar da construção de espetáculos tão díspares e complementares como A Ratoeira é o Gato (1993), Alice Através do Espelho (1999), Toda Nudez Será Castigada (2005) e O Dia em que Sam Morreu (2014), a Armazém Companhia de Teatro segue sua trajetória sempre investindo numa linguagem fragmentada, que ordene o movimento do mundo a partir de uma lógica interna. Essa lógica interna é a voz da Armazém, talvez a grande protagonista do mundo representacional da companhia. 

Fundação - 1987 (38 anos). 

 

Cia Teatral Queimados Encena

 

Fundada em abril de 2003, a Cia Teatral Queimados Encena acumula em seu currículo mais de 17 espetáculos teatrais. Durante 10 anos, a Cia realizou em sua sede, o Espaço Cultural Queimados Encena, várias atividades como Oficinas de música, artesanato e teatro para crianças e adultos. Saraus, rodas de leituras e cinema com o Cine Marapicú. Contemplada em editais da Secretaria Estadual de Cultura, FUNARJ, FUNARTE e Brazil Foundation, a Cia foi contemplada em 2017 com o Prêmio SHELL na categoria Inovação juntamente com 18 grupos da Rede Baixada em Cena.
No dia 29 de abril de 2013 recebeu o Título de Utilidade Pública Municipal.


Fundação - 2003 (22 anos)


Cia Omondé


Criada em 2009, a partir de um encontro teatral que resultou na montagem de “As Conchambranças de Quaderna”, de Ariano Suassuna, a Cia OmondÉ é a concretização de um desejo que a atriz e diretora Inez Viana nutriu por mais de duas décadas. Naquela ocasião, movidos pela vontade de compartilhar processos e criar em colaboração, nove atores de diferentes lugares do Brasil e Inez, iniciaram uma pesquisa, dialogando com diferentes recursos do teatro e da dança contemporâneos, que se mantêm presentes nas obras atuais da companhia. 

Com 16 anos, a OmondÉ tem em seu repertório oito peças, todas de autores brasileiros, clássicos e contemporâneos, como Ariano Suasunna, Nelson Rodrigues, Grace Passô, Jô Bilac, Alcione Araújo e segue na busca de uma linguagem cênica que dialoga com temas vigentes, contribuindo para a reflexão sobre nosso papel na sociedade.


Fundação - 2009 (16 anos)


Cia dos Atores


Formada pelos atores Bel Garcia( in memorian), Drica Moraes, Cesar Augusto, Gustavo Gasparani, Marcelo Olinto, Marcelo Valle e Susana Ribeiro, tem 38 anos de atividade ininterrupta e tornou-se um dos grupos mais longevos Rio de Janeiro. Em seu repertório, apresenta mais de uma dezena de produções, conquistando prestígio junto ao público e à crítica e recebendo os principais prêmios do teatro brasileiro.


Mantendo sempre o mesmo núcleo de atores, este grupo carioca, além de ter representado em festivais nacionais e internacionais, foi responsável pela direção artística de dois teatros da rede municipal da prefeitura do Rio de Janeiro: Teatro Ziembinski e Espaço Cultural Sérgio Porto. A sede da Cia.dos Atores, localizada na escadaria do Selaron - Lapa inaugurada em 2006, promove uma série de atividades como ensaios, treinamentos, mostras de dramaturgia contemporânea, apresentações, oficinas gratuitas e parcerias institucionais.

 

Fundação: 1988 (37 anos)

Tipo de atração:

Teatros

Categorias: