Um painel com produtores e artistas sobre o futuro da produção teatral brasileira.
12 de Outubro / 14h Domingo / Liberação de Ingressos - Bilheteria do Evento - 12/10 às 12h
Rua do Russel , 804 -
Glória, Rio de Janeiro - RJ
22210-010
Festival de Teatro do Rio de Janeiro - Palco 360°
A primeira edição do Festival de Teatro do Rio de Janeiro propõe uma série de ações formativas que vão complementar a programação dos espetáculos realizados no Teatro Riachuelo, e que reafirmam o compromisso do evento com o debate sobre a cena teatral do presente, do passado e do futuro. Intitulado de Palco 360°, o projeto levará cursos, debates e painéis para o Teatro Adolpho Bloch.
Neste primeiro ano, um painel de abertura irá investigar a construção do sucesso de três monólogos que seguem há anos em cartaz, com Elisa Lucinda (que completa 25 anos com ‘Parem de Falar Mal da Rotina’), Rafaela Azevedo (com o fenômeno ‘King Kong Fran’) e Clayton Nascimento (‘Macacos’).
No dia seguinte, o painel ‘Para Onde Vamos’ receberá as produtoras Aniela Jordan (Aventura), Andrea Alves (Sarau Cultura Brasileira), o ator e dramaturgo Rodrigo França e a atriz Ana Beatriz Nogueira, com mediação da curadora Maria Siman e do jornalista Pedro Neves.
Ainda haverá um Encontro de Companhias, com a presença da Armazém Companhia de Teatro, da Cia. dos Atores, da Cia. Omondé e da Cia Queimados, com os diretores Paulo de Moraes, César Augusto, Inez Vianna e Leandro Santanna, com mediação da jornalista Fátima Sá.
O primeiro curso do Teatro.Lab apresentará uma imersão na obra de Nelson Rodrigues conduzida pelo ator e pesquisador Pedro Henrique Müller, formado em Artes Cênicas - Teoria do Teatro (Unirio) e também idealizador e apresentador de um canal no YouTube sobre clássicos da literatura e do teatro.
“É um Festival que celebra o teatro e o público de teatro, trazendo de volta espetáculos de sucesso e também promovendo encontros e ações que miram na formação de plateia para as próximas gerações. Teremos o compromisso em sempre trazer essas atividades de forma gratuita como um complemento para a programação teatral”, reafirma Aniela Jordan, diretora artística da Aventura e do Festival.
Confira abaixo os integrantes do Palco 360° | CONTRACENA - Construção de Um Sucesso
Mesa composta por: Clayton Nascimento, Rafaela Azevedo e Elisa Lucinda
Mediadores: Gisele Machado
__________________________________________________________________
Clayton Nascimento
Renomado ator, dramaturgo, diretor e professor brasileiro. Conquistou destaque ao vencer o Prêmio Shell de Teatro como Melhor Ator em 2023, sendo o quarto ator negro mais jovem a receber esse reconhecimento no Brasil. Sua peça MACACOS foi aclamada pelo público e pela crítica, sendo considerada um importante documento histórico e dramático pelo jornal O Globo. Além disso, Clayton é professor de graduação do Teatro Escola Célia Helena. Ele possui uma formação sólida, tendo se graduado em várias instituições de renome, e está prestes a se tornar Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Em suas diversas produções, Clayton se mostrou talentoso como diretor, autor e intérprete, com peças premiadas e indicadas em diversos prêmios. Na TV, ele participou da série Carcereiros, Selvagem, Dois Tempos (Disney Plus), A Caverna de Petra (Globoplay), As Five (Rede Globo) e Fuzuê. Além disso, Clayton também atua como preparador de elenco em outras séries e filmes. Em 2024, criou dois episódios do Projeto Falas, o Falas Femininas e o Falas Negras. O último foi escrito e apresentado por ele.
Rafaela Azevedo
Idealizadora, intérprete, codiretora e Codramaturga do espetáculo “King Kong Fran”. Ganhadora do Prêmio Glamour 2024, indicada ao Prêmio do Humor como Melhor Performance, Melhor Espetáculo e Melhor Direção e ao Prêmio APTR. A artista também é idealizadora e intérprete do espetáculo de palhaçaria "Fran World Tour - eu só preciso ser amada". Estreou no Brasil em 2018 e em 2019 circulou em âmbito nacional e internacional - esteve na Itália e na Alemanha. Participou dos principais festivais de palhaçaria feminina do Brasil: "Esse Monte de Mulher Palhaça" em 2018, "Encontro Internacional de Mulheres Palhaças de São Paulo" em 2019. Integrou a programação do "Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas / Rede Internacional de Mulheres – THE MAGDALENA PROJECT" em 2015 e 2018. Formada pela Casa das Artes de Laranjeiras em 2011, Rafaela iniciou sua carreira em 2012 como integrante do Grupo Teatral Moitará, referência no Brasil sobre pesquisa de linguagem da máscara teatral. Participou do Polo Carioca de Circo, coordenado pelo Grupo Off-Sina, no estudo da palhaçaria sob a perspectiva de diferentes profissionais renomados na área, como Ricardo Puccetti, Lily Curcio, Ésio Magalhães. Estudou e trabalhou com Enrico Bonavera (Piccolo Teatro de Milão, Itália) mestre e expoente da Commedia Dell"Arte; Donato Sartori e Paola Piizzi (Centro Máscara e Estrutura Gestual, Itália) referência na pesquisa e confecção da máscara teatral; Lina Della Rocca (Teatro Ridotto, Itália) atriz, diretora e pedagoga integrante do grupo internacional de pesquisa Ponte dos Ventos, dirigido por Iben Nagel Rasmussen, e que integra outro importante grupo de teatro, o Odin Teatret, de Eugenio Barba. Assina a direção e dramaturgia dos espetáculos “Não aprendi dizer adeus” de Barbara Salomé e “A Ira do Agero” de Débora Veneziani. Ao lado de Pedroca Monteiro também assina a direção do espetáculo musical cômico "Canções para Matrimônio", de Ingrid Gaigher e direção do show "Kitch Completo", da artista Natascha Falcão. É idealizadora e diretora do Laboratório Estado de Palhaça e Palhaço, escola que difunde a técnica da palhaçaria.
Elisa Lucinda
Elisa Lucinda nasceu em Vitória, no Espírito Santo. É poetisa, jornalista, cantora e atriz brasileira. Idealizadora e fundadora da Casa Poema, a artista tem seu foco de atuação na arte-educação. Com seu jeito ímpar de dizer versos, Elisa faz com que todos entendam seu conteúdo, conheçam e se apaixonem pela beleza da poesia, sendo considerada a artista da sua geração que mais populariza o viver poético.
Além de admirada pelos seus inúmeros espetáculos e recitais em teatros, empresas e escolas do Brasil e no exterior, a atriz também é conhecida pelos seus encantadores papéis no cinema e nas telenovelas da Rede Globo. Elisa possui 12 livros publicados e atualmente se prepara para lançar no segundo semestre de 2014 o seu primeiro romance: “Fernando Pessoa, o Cavaleiro de Nada”, uma autobiografia não autorizada.