Teatros

Dramaturgia Em Leituras | Comício - Relâmpago Com Trovoadas

Mais informações

“Comício-relâmpago” é uma manifestação de protesto em praça pública, em tempos de repressão política, em que o orador precisa ser breve, antes que a polícia chegue.

Data(s)

10 de Novembro / 19h Segunda-feira / Liberação de Ingressos - Bilheteria do Evento - 10/11 às 17h

Teatro Adolpho Bloch

Rua do Russel , 804 -

Glória, Rio de Janeiro - RJ

22210-010

Em 1946 o jornalista Apparício Torelly, o Barão de Itararé, candidato a vereador pelo Partido Comunista Brasileiro, sofreu perseguição política e foi obrigado a realizar comícios-relâmpago no centro do Rio de Janeiro, geralmente em frente ao bar Amarelinho, na Cinelândia. Colocava um caixote na calçada, subia nele, proferia um discurso exaltado e fugia antes que a polícia chegasse. Porém, como pretendia ser um político absolutamente honesto, não poderia fazer um comício-relâmpago sem que houvesse uma trovoada, já que “não existe relâmpago sem trovoada”. Para isso levava seu filho, Arly, que de tempos em tempo sacudia uma folha de metal.

 

Nossa peça cria um comício-relâmpago (com trovoada) de um candidato a deputado federal. O texto é uma colagem de trechos da obra jornalística do Barão.


Como se trata de um político absolutamente honesto, ele duvidará de suas próprias intenções, terá crises de depressão no meio do comício e questionará
seus pares e a vida em geral.


Como a polícia não chega, terá tempo para isso.

 

Duração: 60min

Classificação: 12 anos

Retirada dos ingressos na bilheteria do Teatro Adolpho Bloch dia 10/11/2025 à partir das 17h00.

Tipo de atração:

Teatros

Categorias: