Este espetáculo não está mais ativo

Teatros

Domingo Cultural No Carnaval

0

Teremos muitas cores e materiais variados para alegrar e incentivar as crianças, através da arte, a conhecer e vivenciar a cultura popular brasileira a partir de artistas incríveis!

Data(s)

09/02/2025, às 09h30min

Teatro EcoVilla Ri Happy

R. Jardim Botânico, 1008 -

Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ

22460-000

Hélio Oiticica (1937–1980)

Hélio Oiticica foi um dos maiores nomes da arte contemporânea brasileira. Nascido no Rio de Janeiro, destacou-se por suas experimentações em diferentes suportes, como pintura, instalação e performance. Inspirado pelo samba e pelo carnaval, ele criou os famosos "Parangolés", capas e estandartes coloridos que incentivavam a interação do público, transformando a arte em uma experiência sensorial e coletiva. Oiticica via no carnaval uma celebração da liberdade e da criatividade popular, que influenciou profundamente sua obra.

 

Di Cavalcanti (1897–1976)

Nascido no Rio de Janeiro, Emiliano Di Cavalcanti foi um dos mais importantes pintores modernistas brasileiros. Sua obra destaca temas populares e culturais do Brasil, como o samba, os mercados e o carnaval. Com traços marcantes e cores vibrantes, ele retratou a alegria, a diversidade e a sensualidade das festas carnavalescas. Di Cavalcanti buscava enaltecer o Brasil e sua riqueza cultural em um momento de construção da identidade nacional.

 

Carybé (1911–1997)

Nascido na Argentina e naturalizado brasileiro, Carybé foi um artista multifacetado que trabalhou com pintura, escultura, desenho e ilustração. Radicado na Bahia, ele absorveu as tradições afro-brasileiras e populares do país, incluindo as festas de rua e o carnaval. Suas obras capturam o movimento, o ritmo e as expressões culturais brasileiras com um estilo dinâmico e envolvente. Carybé eternizou a alegria e o calor humano das festas populares em suas criações.

 

Classificação indicativa: 3 a 12 anos.

Tipo de atração:

Teatros

Categorias: